27/07/2018 - 13:10 - 14:40 CO4b - Aspectos teórico conceituais e metodológicos da saúde coletiva - comunicações orais - II |
25123 - IV SEMINÁRIO AVANÇADO SOBRE NARRATIVAS NA PESQUISA QUALITATIVA EM SAÚDE: NARRANDO UMA VIVÊNCIA INSTITUCIONAL E PESSOAL ÍTALA PARIS DE SOUZA - UFMT, MARIA ÂNGELA CONCEIÇÃO MARTINS - UFMT, RENI APARECIDA BARSAGLINI - UFMT, VIVIANE CARDOZO MODESTO - UFMT
Período de Realização Novembro de 2017
Objeto da Experiência O curso de narrativas como IV Seminário Avançado, organizado pela área de Ciências Sociais e Humanas em Saúde (CSHS) junto ao PPG em Saúde Coletiva.
Objetivos Relatar a vivência em organizar o curso de narrativas como estratégia na formação de pesquisadores sobre estudos narrativos em saúde, reflexões metodológicas e rigor analítico, situando o interesse e o lugar das narrativas nas pesquisas qualitativas em saúde no âmbito das Ciências Sociais e Humanas em Saúde.
Metodologia Relato de experiência de atividade de extensão universitária em forma de curso, realizada em novembro de 2017, com docentes e estudantes da pós-graduação da área da saúde que adotam o método qualitativo nas pesquisas. A experiência teve um total de 20h, conduzidos por professor com prática (pesquisa e publicação) sobre o tema. Houveram 35 participantes e por intermédio de aulas expositivas dialogadas, foram expostos estudos narrativos em saúde e diferentes abordagens metodológicas.
Resultados O curso oportunizou debates que garantem diferentes modos de ser e se relacionar na prática em pesquisa. Três questões norteadoras conduziram as reflexões: O que são narrativas? Como produzir narrativas no contexto da pesquisa qualitativa em saúde? Como analisar narrativas nas ciências sociais em saúde? Assumimos a responsabilidade de despertar o interesse pelo universo das narrativas para além da produção do conhecimento, mas, sobretudo, na relação destas com a vida, sociedade e coletividades.
Análise Crítica A sequência do seminário mostrou-se eficaz como proposta de melhoria em debates e discussões deste recurso metodológico. Não obstante a experiência em realiza-la elucidou potências e limites em relação a teoria, prática e análise quando entremeada as bases epistemológicas das ciências sociais. As narrativas contribuem para a análise das relações entre sujeito e estrutura, ação e experiência, público e privado, individual e social, reforçando o seu rigor na pesquisa qualitativa.
Conclusões e/ou Recomendações Consideramos relevante a realização deste projeto de extensão, na qual oportunizou debates e abriu frentes de discussões para estudos futuros. Iniciativas como Seminários Avançados e o Curso de Narrativas contribuem para o fortalecimento da área de ciências sociais e humanas na Pós-graduação em Saúde Coletiva além de oferecer substrato e/ou diretrizes importantes para sustentar a formação profissional e de pesquisa em saúde.
|