27/07/2018 - 13:10 - 14:40 CO4b - Aspectos teórico conceituais e metodológicos da saúde coletiva - comunicações orais - II |
23539 - A LEITURA IMANENTE NA PERSPECTIVA LUKACSIANA E O PROCESSO SAÚDE-DOENÇA EM ASA CRISTINA LAURELL LEONARDO GOES SHIBATA - UNICAMP, EVERARDO DUARTE NUNES - UNICAMP
Apresentação/Introdução Trata-se de revisão da obra de Asa Laurell sobre a determinação social do processo saúde-doença. Figura importante da Medicina Social latino-americana e da Saúde Coletiva, dedicou a primeira fase de sua carreira a esse tema. Utilizou abordagens sociológicas e categorias do materialismo histórico para formular uma teoria sobre como o processo social se transforma em processo saúde-doença coletivo.
Objetivos Analisar a teoria da determinação social do processo saúde-doença em Laurell através da leitura imanente de viés lukacsiano e uma apreciação crítica das categorias utilizadas através do referencial teórico da ontologia do ser social de Lukács.
Metodologia Iniciou-se por uma busca dos artigos da autora em bases de dados científicas. Os artigos encontrados passaram por uma categorização temática através de seus títulos, resumos ou do texto integral, permitindo assim identificar aqueles que tratam do assunto em questão. Em seguida, iniciou-se a leitura imanente dos textos selecionados, buscando-se explicitar os pressupostos da teoria formulada pela autora, identificar as principais categorias utilizadas e avaliar a sua coerência interna; cotejando o conteúdo imanente encontrado com o contexto histórico e biográfico da autora. Posteriormente, pretende-se realizar uma apreciação crítica dos achados sob a luz da ontologia do ser social de Lukács.
Resultados A busca nas bases de dados permitiu identificar 81 artigos que foram categorizados nos seguintes temas: determinação social do processo saúde-doença (15 artigos), processo de trabalho e saúde (13 artigos), políticas neoliberais e saúde (34 artigos) e outros (19 artigos).
Como resultado geral dessa pesquisa, espera-se resgatar criticamente a obra de Asa Cristina Laurell, em especial seus textos ainda pouco difundidos no Brasil, e contribuir com a produção teórica sobre a determinação social do processo saúde-doença através de uma aproximação com a ontologia do ser social de Lukács.
Conclusões/Considerações A retomada de Laurell ganha importância dentro do cenário atual das teorias sobre a relação entre saúde e sociedade, tendo em vista a perda de espaço da corrente latino-americana da Medicina Social para o que vem se chamando de Determinantes Sociais da Saúde.
Esperamos contribuir com a Saúde Coletiva com uma metodologia ainda pouco utilizada na área e com um novo referencial teórico para as discussões da determinação social da saúde-doença.
|