Comunicações Orais

26/07/2018 - 13:10 - 14:40
CO4a - Aspectos teórico conceituais e metodológicos da saúde coletiva - comunicações orais - I 

28560 - VIOLÊNCIA INSTITUCIONAL LIGADA À AIDS
ELIZABETE FRANCO CRUZ - USP


Apresentação/Introdução
A literatura produzida na esfera saúde coletiva descreve situações de estigma e discriminação ligados à AIDS. Descreve ainda os conceito de violência obstétrica e racismo institucional, o primeiro utilizado no âmbito da gestação e do parto e o segundo no debate sobre raça e etnia. Neste trabalho fazemos um diálogo entre estes conceitos propondo o conceito de violência institucional ligada a AIDS


Objetivos
O objetivo deste trabalho é propor uma articulação teórico-prática que ofereça subsídios para a construção do conceito de violência institucional ligada a AIDS e sinalize sua potência como elemento analítico em pesquisas que abordam a temática da AIDS


Metodologia
Esta é uma produção que deriva de uma articulação, uma bricolagem, entre a literatura e a experiência.
Este diálogo foi estabelecido por um lado através de uma revisão bibliográfica da literatura produzida em diferentes temáticas que tem atravessado minha trajetória como pesquisadora (AIDS , obstetrícia, raça/etnia e gênero) e, por outro lado, das experiências vividas como ativista de direitos humanos que testemunhou várias violências sofridas por pessoas vivendo com AIDS em instituições de saúde.



Resultados
No âmbito da AIDS a literatura sobre vulnerabilidade e direitos humanos contempla a análise de situações de estigma e discriminação vividas por pessoas com HIV AIDS e aponta a questão das instituições e politicas públicas ao considerar a dimensão programática da vulnerabilidade.
Os conceitos de violência obstétrica e racismo institucional têm sido potentes para analisar o papel das instituições nas violências sofridas por gestantes/parturiente e negras/os. Parece oportuno nos inspirarmos nesta literatura e adotarmos em nossas pesquisas o uso de violência institucional ligada a AIDS como chave analítica para problematizar o papel das instituições nos contextos de violência ligada a AIDS.



Conclusões/Considerações
O trabalho propõe incluirmos no repertório teórico que temos utilizado em nossas pesquisas o conceito de violência institucional ligada a AIDS de modo que possamos ampliar a leitura e a visibilidade do papel das instituições na esfera da produção da violação de direitos.
A violência, em suas diversas facetas, gera dor para quem tem AIDS e nomeá-la como violência institucional pode trazer contribuições teóricas, éticas e políticas.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360