Comunicações Orais

26/07/2018 - 13:10 - 14:40
CO4a - Aspectos teórico conceituais e metodológicos da saúde coletiva - comunicações orais - I 

25315 - ENTENDENDO AS CONTRADIÇÕES NA ATENÇÃO À SAÚDE À POPULAÇÃO: O CASO DE UM MUNICÍPIO BRASILEIRO
ALEXANDRA BULGARELLI DO NASCIMENTO - EE-USP, EMIKO YOSHIKAWA EGRY - EE - USP


Apresentação/Introdução
A gestão municipal é fundamental na identificação das necessidades e vulnerabilidades da população, já que ao considerar o processo de saúde socialmente determinado, incrementa-se o acesso equitativo ao SUS. Nesse cenário, os gestores locais têm à disposição o Plano Municipal de Saúde (PMS), que se mostra como um instrumento em potencial para subsidiar as práticas alinhadas à determinação social.


Objetivos
Analisar as contradições na atenção à saúde à população, com a finalidade de contribuir para o desenvolvimento de práticas de gestão alinhadas à concepção de processo de saúde socialmente determinado.


Metodologia
Estudo de caso com abordagem qualitativa, no qual foi realizada análise de conteúdo de Bardin. Para tanto, foi analisado o PMS, de 2010 a 2013, de um município do estado de São Paulo não pertencente à Região Metropolitana; com 50 mil habitantes ou mais; que possuía o melhor Índice de Desenvolvimento Humano e o pior coeficiente de Gini; e que dispunha o PMS no SARG-SUS A sistematização dos dados se utilizou do software WebQDA®, em que foram inseridas três categorias empíricas: identificação da forma de compreensão nas necessidades em saúde; os indicadores para o acompanhamento do desempenho da atenção à saúde local; e o parâmetro utilizado para avaliar os resultados da atenção à saúde local.


Resultados
A identificação das necessidades em saúde foi centrada no manejo das doenças e na utilização dos serviços, não se considerando as formas de produção e reprodução social, que impactam o perfil de saúde da população e de grupos sociais vulneráveis. Esses resultados sanitários foram destacados como uma atuação gerencial positiva, o que demonstrou que o município descreveu as condições de morbimortalidade e as respostas locais ao manejo dessas causas, sem a aproximação desses achados às condições sociais. O mesmo ocorreu quanto aos indicadores de desenvolvimento social, que foram descritos de forma desarticulada da determinação social, o que limita a resposta às necessidades em saúde.



Conclusões/Considerações
O PMS demonstrou estar centrado no manejo de doenças e agravos, em detrimento da identificação das necessidades em saúde e vulnerabilidades socialmente determinadas. Isso demonstra várias contradições, como ao identificar os conjuntos populacionais homogêneos de acordo com as características biológicas, ao invés do mapeamento das necessidades, considerando os grupos sociais que estão em condições desfavoráveis de sobrevivência e acesso à saúde.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360