Comunicações Orais

26/07/2018 - 13:10 - 14:40
CO4a - Aspectos teórico conceituais e metodológicos da saúde coletiva - comunicações orais - I 

23522 - NECESSIDADES DE SAÚDE: UMA REVISITA AO CONCEITO
JENNIFER DO VALE E SILVA - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP). UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)., JOSÉ RICARDO DE CARVALHO MESQUITA AYRES - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP)


Apresentação/Introdução
A redução das necessidades de saúde a norteadores do controle técnico de doenças que acompanhou a medicina moderna tornou invisíveis os aspectos sociais e intersubjetivos relacionados à dimensão prática da vida das pessoas, onde a experiência da saúde e da doença se articula com a realização de projetos de vida, contextos sociais e lutas por reconhecimento intersubjetivo.


Objetivos
O estudo busca revisitar o conceito de necessidades de saúde, a fim de evidenciar seus aspectos sociais e intersubjetivos.


Metodologia
Baseando-se nas contribuições das teorias do Processo de Trabalho em Saúde e do Cuidado, desenvolvidas no âmbito da Saúde Coletiva, e com o aporte da Teoria do Reconhecimento Intersubjetivo, de Axel Honneth, no campo da filosofia política, elabora-se uma crítica à leitura biomédica das necessidades de saúde, para em seguida relacioná-las aos aspectos sociais e intersubjetivos que lhes são inerentes.


Resultados
As condições sociais de vida e os modos de organização da atenção à saúde possuem, respectivamente, relações de determinação e de reciprocidade com as necessidades de saúde. Na concretude das interações intersubjetivas nas quais se conforma a vida em sociedade, as necessidades de saúde mostram-se profundamente implicadas nas identidades e aspirações que são construídas nessas interações. A dialética de permanente e dinâmica identificação e reconstrução das necessidades de saúde de indivíduos e coletivos são, nesse sentido, consubstanciais a suas lutas por reconhecimento, por meio das quais, na condição de sujeitos singulares e sujeitos de direito, demandam os serviços e políticas de saúde.


Conclusões/Considerações
A não percepção desses processos parece estar na base dos déficits de legitimidade e eficácia em larga medida experimentada nos serviços de saúde, conduzindo à crítica da leitura estritamente biomédica das necessidades, uma vez que contribui para obstaculizar a articulação entre os potenciais instrumentais das ações e os horizontes práticos de seus demandantes.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360