Comunicações Orais

26/07/2018 - 13:10 - 14:40
CO4a - Aspectos teórico conceituais e metodológicos da saúde coletiva - comunicações orais - I 

22292 - MORTES EVITÁVEIS NA INFÂNCIA: CONTRIBUIÇÕES PARA A AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE DA REGIÃO SUDESTE DO BRASIL
ROSANE APARECIDA MONTEIRO - USP, RAFAELA MAGALHÃES FERNANDES SALTARELLI - UFV, ROGÉRIO RUSCITTO DO PRADO - USP, ÍSIS ELOAH MACHADO - UFMG, DEBORAH CARVALHO MALTA - UFMG


Apresentação/Introdução
Mortes evitáveis são aquelas mortes que poderiam ter sido evitadas (em sua totalidade ou em parte) pela presença de serviços de saúde efetivos. Assim, um indicador que considere o conceito de morte evitável é ferramenta sensível e útil na avaliação de sistemas de saúde.


Objetivos
Analisar a tendência da mortalidade de crianças menores de 5 anos, residentes na região Sudeste e Unidades Federadas, utilizando-se a “Lista Brasileira de Mortes Evitáveis”.


Metodologia
Estudo ecológico de séries temporais da taxa de mortalidade por causas evitáveis e não evitáveis, com correções para causas mal definidas e sub-registro de óbitos informados, no período de 2000 a 2013.


Resultados
Houve declínio da taxa de mortalidade na infância por causas evitáveis (4,4% ao ano) e não evitáveis (1,9% ao ano) na região Sudeste e nas Unidades Federadas, exceto para aquelas reduzíveis por imunoprevenção, que se mantiveram estáveis no período. O estudo chama atenção à menor redução das causas de óbitos reduzíveis por adequada atenção à mulher na gestação (1,7%), com aumento das taxas de mortalidade por afecções maternas que afetam o feto e o recém-nascido e a estabilidade nos transtornos relacionados com gestação de curta duração e peso baixo ao nascer. Minas Gerais apresentou o maior percentual de redução anual dos óbitos por causas evitáveis (5,5%), comparado às demais Unidades Federadas.


Conclusões/Considerações
O declínio da mortalidade na infância já era esperado nessa última década, considerando a evolução da resposta dos sistemas de saúde, além das melhorias nas condições de saúde e determinantes sociais. No entanto, a taxa ainda é alta quando comparada a outros países, o que indica que ainda há muito a se avançar.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360