26/07/2018 - 13:10 - 14:40 CO4a - Aspectos teórico conceituais e metodológicos da saúde coletiva - comunicações orais - I |
21529 - IMPLEMENTAÇÃO DA PROFILAXIA PÓS-EXPOSIÇÃO AO HIV - PEP HIV NOS SERVIÇOS DE SAÚDE EM MUNICÍPIOS BRASILEIROS DE PEQUENO PORTE MARIA VITÓRIA RAMOS GONÇAVES - SECRETARIA DE VIGILÂNCIA - MINISTÉRIO DA SAÚDE, ANA FRANCISCA KOLLING - SECRETARIA DE VIGILÂNCIA - MINISTÉRIO DA SAÚDE, REGINA VIANA BRIZOLARA - SECRETARIA DE VIGILÂNCIA - MINISTÉRIO DA SAÚDE, ANA MÔNICA DE MELLO - SECRETARIA DE VIGILÂNCIA - MINISTÉRIO DA SAÚDE, LILIANA PITTALUGA RIBEIRO - SECRETARIA DE VIGILÂNCIA - MINISTÉRIO DA SAÚDE, GILVANE CASIMIRO DA SILVA - SECRETARIA DE VIGILÂNCIA - MINISTÉRIO DA SAÚDE, ADELE SCHWARTZ BENZAKEN - SECRETARIA DE VIGILÂNCIA - MINISTÉRIO DA SAÚDE
Apresentação/Introdução A PEP para HIV estava disponível no SUS desde 1999 apenas em serviços especializados em HIV-Aids. Em 2015 o Brasil estabeleceu novo PCDT possibilitando a oferta da PEP em todos os serviços de saúde, a partir da simplificação do esquema de tratamento e definição do risco de exposição. Atualmente, ela é uma estratégia da Prevenção Combinada.
Objetivos É ampliar as formas de intervenção e evitar novas infecções pelo HIV. O monitoramento clínico do HIV de 2016, demonstram aumento de dispensações de profilaxias e oferta de PEP ao HIV. As respostas do formulário "FormSUS" servirão para identificar os serviços.
Metodologia Foi realizado um inquérito utilizando formulário eletrônico “FormSUS” com profissionais de saúde de serviços especializados em IST/AIDS de 341 municípios Brasileiros com população entre 50-99 mil habitantes. Foi aplicado um questionário estruturado para identificar os tipos de serviços de saúde que ofertam PEP.
Resultados Dentre os 341 municípios selecionados, 211 (62%) responderam ao questionário entre setembro e dezembro de 2017. Dentre os municípios que responderam ao inquérito, verificou-se que 151 municípios disponibilizam PEP (71,6%), sendo que a maior oferta está concentrada em serviços hospitares (52%), seguido dos serviços especializados em HIV (51%), Centros de Testagem e Aconselhamento (32%) e Unidades de Pronto Atendimento (18%). Apenas 2,8% dos Municípios ofertam a PEP em serviços de atenção primária.
Conclusões/Considerações Os municípios investigados ampliaram a rede de serviços de saúde que ofertam PEP. Considerando a extensão territorial Brasileira sugere-se a realização de novos inquéritos sobre a oferta de PEP com a inclusão de um número maior de Municípios e de diferentes portes populacionais; e a qualificação dos profissionais de atenção primária para estimular a oferta de PEP nesses serviços.
|