29/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC17c - Informação e Tecnologia da Informação em Saúde (ITIS): tópicos de atenção básica |
25187 - INTEGRAÇÃO DE SISTEMAS NACIONAIS DE INFORMAÇÃO EM SAÚDE NA ATENÇÃO BÁSICA: O QUE MUDOU DESDE A IMPLANTAÇÃO DO E-SUS AB? GILIATE CARDOSO COELHO NETO - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO, ADEMAR ARTHUR CHIORO DOS REIS - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO
Apresentação/Introdução O e-SUS AB é um sistema desenvolvido pelo Ministério da Saúde (MS) que veio a substituir o antigo Sistema de Informação da Atenção Básica (SIAB). Em novembro de 2017, o prontuário eletrônico do e-SUS AB estava instalado em 17,5 mil Unidades Básicas de Saúde, o que corresponde a 41% das UBS no Brasil. Um dos desafios do e-SUS AB tem sido a integração outros sistemas de informação em saúde do MS.
Objetivos Descrever a situação de integração do e-SUS AB com outros Sistemas Nacionais de Informação em Saúde (SNIS) que são utilizados na Atenção Básica
Metodologia Na primeira etapa da pesquisa buscou-se conhecer melhor o portfólio de sistemas de informação do MS, identificando aqueles que possuem relação com processos de trabalho na Atenção Básica em Saúde. Em seguida, foram realizadas oito entrevistas, entre dezembro de 2017 e janeiro de 2018, com gestores e ex-gestores do MS, onde foi investigada a integração do e-SUS AB com estes sistemas, sob os seguintes aspectos: integração de interfaces de captação de dados; integração de banco de dados; interoperabilidade sintática e interoperabilidade semântica. Foi considerada plena as situações de integração em que o uso do e-SUS AB permitiu os usuários finais deixarem de utilizar o sistema estudado no seu cotidiano.
Resultados Foram identificados 23 sistemas nacionais de informação em saúde que possuem interface com a Atenção Básica, são eles: Cartão Nacional de Saúde, SINAN, SISREG, SIS Pré-natal, SISCAN, Hórus, SI-PNI, SIA/CMD, SINASC, SIM, Bolsa-Família, Telessaúde, SIVEP Malária, SIVEP DDA, SIVEP Gripe, Sinan net (Dengue on-line), Vitamina A, Fique sabendo, SITE-TB, SISVAN, SICLOM, SISCEL. O e-SUS AB realizou integração plena com 07 destes sistemas. No caso de 14 sistemas, a integração não foi iniciada. Em outras 02 situações, o planejamento da integração com os sistemas foi concluído e aguarda-se o início do desenvolvimento.
Conclusões/Considerações A integração entre SNIS é um desafio complexo que envolve a atuação simultânea em diversas frentes: compatibilização de estruturas de dados (interoperabilidade semântica), segurança e eficiência na comunicação (interoperabilidade sintática) e desenvolvimento de interfaces otimizadas para captação dos dados. Os resultados da pesquisa mostram que, apesar dos avanços, a integração do e-SUS AB com outros SNIS continua sendo um desafio para o MS.
|