29/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC17c - Informação e Tecnologia da Informação em Saúde (ITIS): tópicos de atenção básica |
23618 - MELHORIA DO REGISTRO DE DADOS RELACIONADOS À TUBERCULOSE EM UMA CLÍNICA DA FAMÍLIA NO MUNICÍPIO DO RJ: A EXPERIÊNCIA DE UM PROJETO DE INTERVENÇÃO. KEROLLYN MARQUES DA CRUZ - FACULDADE DE ENFERMAGEM UERJ, PAULA SOARES BRANDÃO - FACULDADE DE ENFERMAGEM UERJ, ANA PAULA SILVA LIMA - FACULDADE DE ENFERMAGEM UERJ, CAMILA SOARES MOTTA CELESTINO - FACULDADE DE ENFERMAGEM UERJ, LUCIMAR MARTINS DA SILVA - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DO RIO DE JANEIRO, RODRIGO AYRES DE SOUZA - FACULDADE DE ENFERMAGEM UERJ
Período de Realização O projeto de intervenção foi realizado no período de maio de 2017 a fevereiro de 2018.
Objeto da Experiência A melhoria dos registros em sistemas de informação relacionados a tuberculose em uma Clínica da Família do Rio de Janeiro.
Objetivos Qualificar o registro dos dados e condutas relacionados à vigilância e atenção prestada aos usuários acometidos pela tuberculose (TB) em uma Clínica da Família no município do Rio de Janeiro.
Metodologia O plano foi elaborado a partir da construção da árvore de problema e matriz FOFA (para delimitação dos problemas, das potências e fragilidades envolvidas), da elaboração de diagnóstico situacional dos registros relacionados à TB, da realização de treinamentos para adequação dos registros em sistemas e ferramentas de informação, da construção de instrumento para monitoramento e avaliação dos mesmos e da produção de fluxograma unificado norteador de condutas para registro.
Resultados A análise dos registros revelou que as fichas do SINAN e fichas B permaneciam abertas após a alta, as fichas e as informações no livro verde estavam desatualizadas, usuários não possuíam registro de resultado de teste rápido de HIV e as doses de TDO não eram registradas diariamente. Após a intervenção as fichas abertas foram encerradas, os livros e fichas foram mantidos atualizados, os resultados de teste rápido para HIV foram atualizados e as doses de TDO registradas corretamente no PEP.
Análise Crítica A construção do Diagnóstico Situacional, da árvore de problemas e da matriz FOFA foram fatores determinantes para o sucesso da intervenção. Através desses instrumentos de gestão foi possível aclarar os problemas e traçar ações estratégicas para a elucidá-los. Compreende-se que a intervenção isolada não será capaz de reduzir os problemas da unidade na vigilância da TB, porém a informação é uma potente ferramenta para o controle da doença.
Conclusões e/ou Recomendações Os resultados da implantação deste projeto favoreceram a geração de dados adequados relacionados à TB. Estas informações facilitaram a compreensão da situação epidemiológica do território e da gerência dos profissionais sobre ela, bem como, melhoraram a atenção ao usuário pela coordenação do cuidado. Recomenda-se que o Projeto de Intervenção seja implementado em outras unidades de saúde.
|