29/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC17c - Informação e Tecnologia da Informação em Saúde (ITIS): tópicos de atenção básica |
23038 - EVOLUÇÃO DAS TELECONSULTORIAS DO TELESSAÚDE BAHIA REALIZADAS PELOS PROFISSIONAIS DA ATENÇÃO BÁSICA NO PERÍODO DE 2015 Á 2017. ANNY EVERSON BELAS HAYVANON - FESF-SUS, BÁRBARA CONCEIÇÃO VILAS BÔAS MARQUES BRITTO - FESF-SUS, ELIANE MARIA DE SOUSA - FESF-SUS, ALINE DA ROCHA MELO DE OLIVEIRA - FESF-SUS, FABÍOLA MESQUITA MANGABEIRA GRASSI - FESF-SUS, KARENA MARIA CRUZ DULTRA - FESF-SUS, VANESSA SANTOS ESTRELA - FESF-SUS
Apresentação/Introdução A teleconsultoria é uma das ofertas do Telessaúde Bahia que consiste em consultas realizadas pelos profissionais da atenção básica para esclarecer dúvidas sobre procedimentos clínicos, ações de saúde e ou questões relativas ao processo de trabalho. Desta forma, pretende-se qualificar os serviços, evitar encaminhamentos desnecessários, ampliar a resolubilidade e fortalecer a atenção básica.
Objetivos Este trabalho tem como objetivo relatar a evolução do serviço de teleconsultorias realizadas pelos profissionais da Atenção Básica no estado da Bahia entre o período de 2015 á 2017.
Metodologia Trata-se de um relato de pesquisa sobre a evolução dos números das teleconsultorias realizadas pelos profissionais da Atenção Básica dos municípios baianos.
As solicitações dos profissionais são realizadas e registradas no sistema da Plataforma Nacional do Telessaúde da Bahia. Estes elementos são extraídos e compilados em uma matriz avaliativa para comparação dos referidos dados. A partir da extração dessas informações, foi realizada a análise dos indicadores. Desta forma, é possível obter diversas informações, como o número teleconsultorias realizadas e seus detalhamentos, bem como, as categorias profissionais, os municípios solicitantes, entre outras.
Resultados Observa-se que no ano de 2015 foram realizadas 346 teleconsultorias. Já no ano de 2016 foram 717 e em 2017 foram 3.882 teleconsultorias. Estes números evidenciam crescimento de 107,2% entre os anos 2015 e 2016. E entre os anos de 2016 e 2017 um crescimento de 441,4%. Os treinamentos realizados pela equipe de campo são fundamentais para adesão e utilização das ofertas do Telessaúde Bahia pelos profissionais da Atenção Básica dos municípios baianos. Além disso, o acompanhamento e monitoramento desses profissionais após os treinamentos coadunam para estimular a adesão aos serviços e esclarecimentos de dúvidas.
Conclusões/Considerações Observamos a evolução dos números de teleconsultorias realizadas pelos profissionais da Atenção Básica no Estado da Bahia no período de 2015 á 2017. Este crescimento pode ser associado a várias estratégias implementadas pela equipe do Núcleo do Telessaúde Bahia, em especial a equipe de campo, que realiza os treinamentos em território, motivando os profissionais e desenvolvendo ações de acompanhamento, estimulando a utilização de todas as ofertas
|