29/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC17c - Informação e Tecnologia da Informação em Saúde (ITIS): tópicos de atenção básica |
21352 - INFORMANDO O CIDADÃO PARA QUALIFICAR SUA TRAJETÓRIA NO SUS: UM RELATO DO DESENVOLVIMENTO DE UM PORTAL DE INFORMAÇÕES NA SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE CARLA CAROLINA SANTOS DA SILVA - SES-RS / UFRGS, MARIA TEREZA BLANCO STROHSCHOEN - SES-RS / UFRGS, JOSÉ HENRIQUE SCHWANCK HINKEL - SES-RS, JADER MARQUES DA SILVA - SES-RS, RENATA VARELA - SES-RS, CAMILA GUARANHA - SES-RS / UERGS, BERNARDO PAULINO SOTERO - SES-RS, LUANA GONÇALVES GEHRES - SES-RS, BRUNA CAMPOS DE CESARO - SES-RS, EDYANE CARDOSO LOPES - SES-RS / UERGS / UFCSPA
Período de Realização O período que será relatado é de março a dezembro de 2017, apesar do projeto estar em andamento.
Objeto da Experiência Desenvolvimento de um portal de informações sobre o funcionamento e os serviços oferecidos no SUS de forma dinâmica e interativa para os cidadãos.
Objetivos Relatar o processo da criação de um portal de informações em saúde para os cidadãos e a experiência de desenvolvimento da ferramenta para elaboração das cartas de serviços dos estabelecimentos de saúde, bem como problematizar os desafios identificados no processo.
Metodologia Relato da experiência, a partir da leitura das atas e reuniões, do grupo de trabalho para elaboração de um portal de informações dinâmico destinado ao cidadão, integrando departamentos da SES e a companhia de processamento de dados do estado (PROCERGS). Usando o método Design Thinking, foram realizadas reuniões semanais, iniciando-se com o mapeamento da jornada do cidadão na busca de informações acerca dos serviços de saúde, como prevê a Lei 13.460/2017 (Carta de Serviços).
Resultados No portal de serviços do RS foram disponibilizadas informações georreferenciadas da rede de saúde (CNES), que incluirá informações gerais - consultas, exames, medicamentos e equipamentos. Foi idealizada uma ferramenta para a elaboração das cartas de serviços, esta será disponibilizada para os gestores municipais, que identificarão os procedimentos e serviços oferecidos em cada estabelecimento. O projeto é resultado de esforço coletivo entre os Departamentos da SES/RS.
Análise Crítica No processo de ideação, foi definido que o projeto consiste em um novo portal da área da saúde para fornecer informações de forma dinâmica para a comunicação com o cidadão, com linguagem clara e objetiva, incluindo espaço para opinião e participação, com abas de avaliação e sugestões. Cabe ressaltar a importância do trabalho em equipe, superando a fragmentação muitas vezes presente em instituições de grande porte e tendo como foco os cidadãos e suas múltiplas necessidades.
Conclusões e/ou Recomendações Buscando responder as reflexões "Tenho direito a este serviço, o SUS oferece? Tenho acesso? Qual o fluxo de entrada?", percebe-se que a metodologia de trabalho usada auxiliou na identificação da necessidade do cidadão, que consiste na compreensão de como funciona o SUS e qual o fluxo de acesso aos serviços de saúde. As cartas de serviços se caracterizam como ferramentas para compilação de informações, de acordo com as necessidades do cidadão.
|