29/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC17c - Informação e Tecnologia da Informação em Saúde (ITIS): tópicos de atenção básica |
21351 - E-SUS: DESAFIO DA CONSTRUÇÃO DE ESTRATÉGIAS DE AVALIAÇÃO DAS INFORMAÇÕES EM SAÚDE NA ATENÇÃO PRIMÁRIA EM SAÚDE JURLEY COLARES RIBEIRO - SES-RS / UFRGS, CARLA CAROLINA SANTOS DA SILVA - SES-RS / UFRGS, JOSÉ HENRIQUE SCHWANCK HINKEL - SES-RS, JADER MARQUES DA SILVA - SES-RS, EDYANE CARDOSO LOPES - SES-RS / UFCSPA / UERGS
Período de Realização O período que será relatado é de março a dezembro de 2017.
Objeto da Experiência Uso da ferramenta de Business Intelligence (BI) para análise das informações do sistema e-SUS Atenção Básica.
Objetivos Relatar o processo de desenvolvimento de painéis de BI para análise das informações alimentadas no e-SUS pelos municípios do Rio Grande do Sul.
Metodologia Relato de experiência baseado nas vivências de criação de estratégias de análise dos dados do e-SUS e das reuniões da equipe para discussão destas estratégias. A partir do recebimento das informações do e-SUS, iniciamos o processo de discussão em reuniões periódicas com o grupo interdisciplinar da Tecnologia da Informação (SES) e a coordenação estadual da Atenção Básica da SES/RS. Posteriormente, contamos com a participação de município representando as necessidades do gestor municipal.
Resultados Usando a ferramenta de BI estão em desenvolvimento painéis que permitem acesso às informações do e-SUS de forma amigável e transparente, permitem a utilização das ferramentas de TI para análise de dados acompanhando a sua distribuição espacial e temporal. Funcionalidades para análise dos dados: Perfil do cidadão, Estabelecimentos de Saúde, Problema/condição avaliada, Exames solicitados e avaliados, Conduta, Profissional e equipe e acompanhamento dos dados enviados ao centralizador estadual.
Análise Crítica Neste percurso identificamos fragilidades, como a necessidade de integração da TI com as demais áreas da saúde para compreensão das necessidades; dificuldade de acesso às informações e seu processo de validação; além da necessidade de alimentação e envio regular dos dados. No entanto, acreditamos que a partir do momento em que os gestores puderem acompanhar estas informações de forma mais amigável e efetiva, a alimentação passa a fazer sentido e sua execução parte da rotina dos profissionais.
Conclusões e/ou Recomendações O trabalho integrado permite o desenvolvimento de soluções efetivas. O e-SUS é uma fonte rica de informações sobre o território, profissionais e usuários e o uso da tecnologia da informação e comunicação pode contribuir para a qualificação da gestão do cuidado em saúde. No entanto, é preciso dar mais transparência e visibilidade a estas informações, através de ações integradas entre os diferentes níveis de gestão.
|