28/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC17b - Informação e Tecnologia da Informação em Saúde (ITIS): cibercultura, indicadores e o território |
27826 - AVALIAÇÃO DE QUESTIONÁRIO PADRONIZADO PARA USO EM INQUÉRITO DE SAÚDE JOSUÉ LAGUARDIA - ICICT/FIOCRUZ, ÉVERTON LUIS PEREIRA - DSC/FS/UNB, MARIANA SANTOS RODRIGUES - UNB, MARINNA CUNHA CÂMARA QUIXABA SILVA - UNB, HELEN CRISTINA CAMPOS RIBEIRO - UNB, MARGARITA URDANETA - DSC/FS/UNB
Apresentação/Introdução O questionário é o principal instrumento para coleta de dados em pesquisas de inquérito e, em geral, é constituído por um conjunto de perguntas padronizadas que seguem um esquema fixo para coletar dados individuais sobre diferentes tópicos. A interação se dá através de uma entrevista na qual há um contato formal e cuja conversa é governada pelo fraseamento e ordem das perguntas.
Objetivos Apresentar uma metodologia de avaliação pré-teste com uso de protocolo padronizado para identificação de perguntas “problemáticas” a partir da experiência de aplicação de um questionário padronizado em um inquérito de saúde na região dos Pirineus.
Metodologia Para identificar as perguntas que apresentaram problemas de leitura e compreensão durante a entrevista foram realizados quatro grupos focais com entrevistadores e supervisores em dois momentos do trabalho de campo. As perguntas selecionadas foram avaliadas para dificuldades de redação e/ou compreensão através do roteiro padronizado - Sistema de Apreciação de Perguntas (SAP-99), traduzido do documento original em inglês - QAS-99. O roteiro identifica dificuldades na estrutura e entendimento das perguntas, tarefas requeridas ou os formatos das respostas.
Resultados Dentre as 513 perguntas existentes no questionário individual, os entrevistadores e os supervisores de campo indicaram 65 itens como sendo potencialmente problemáticos à compreensão e comunicação pelos entrevistados que abrangiam o grau de instrução, atividades habituais versus atividades de trabalho, uso de filtro solar, dor crônica, intervalo de tempo, marcação de tempo e frequência e perguntas sensíveis sobre violência, menstruação e relações sexuais. Na avaliação do SAQ-99, as perguntas que obtiveram maior pontuação (menor qualidade) referem-se à quantificação de tempo (deslocamento e trabalho), grau de dificuldade para locomoção e auto-cuidado, situação no trabalho e estimação do rendimento.
Conclusões/Considerações Algumas perguntas identificadas na avaliação do questionário são oriundas de escalas padronizadas, que apresentaram medidas de confiabilidade e de validade adequadas para entrevistas e amplamente utilizadas em inquéritos de saúde. A avaliação do grau de dificuldade dessas perguntas em construções sintática, morfológica e semântica de sentenças justificam novas revisões em consonância com o perfil dos participantes da pesquisa.
|