Comunicações Orais Curtas

28/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC17b - Informação e Tecnologia da Informação em Saúde (ITIS): cibercultura, indicadores e o território

27826 - AVALIAÇÃO DE QUESTIONÁRIO PADRONIZADO PARA USO EM INQUÉRITO DE SAÚDE
JOSUÉ LAGUARDIA - ICICT/FIOCRUZ, ÉVERTON LUIS PEREIRA - DSC/FS/UNB, MARIANA SANTOS RODRIGUES - UNB, MARINNA CUNHA CÂMARA QUIXABA SILVA - UNB, HELEN CRISTINA CAMPOS RIBEIRO - UNB, MARGARITA URDANETA - DSC/FS/UNB


Apresentação/Introdução
O questionário é o principal instrumento para coleta de dados em pesquisas de inquérito e, em geral, é constituído por um conjunto de perguntas padronizadas que seguem um esquema fixo para coletar dados individuais sobre diferentes tópicos. A interação se dá através de uma entrevista na qual há um contato formal e cuja conversa é governada pelo fraseamento e ordem das perguntas.


Objetivos
Apresentar uma metodologia de avaliação pré-teste com uso de protocolo padronizado para identificação de perguntas “problemáticas” a partir da experiência de aplicação de um questionário padronizado em um inquérito de saúde na região dos Pirineus.


Metodologia
Para identificar as perguntas que apresentaram problemas de leitura e compreensão durante a entrevista foram realizados quatro grupos focais com entrevistadores e supervisores em dois momentos do trabalho de campo. As perguntas selecionadas foram avaliadas para dificuldades de redação e/ou compreensão através do roteiro padronizado - Sistema de Apreciação de Perguntas (SAP-99), traduzido do documento original em inglês - QAS-99. O roteiro identifica dificuldades na estrutura e entendimento das perguntas, tarefas requeridas ou os formatos das respostas.


Resultados
Dentre as 513 perguntas existentes no questionário individual, os entrevistadores e os supervisores de campo indicaram 65 itens como sendo potencialmente problemáticos à compreensão e comunicação pelos entrevistados que abrangiam o grau de instrução, atividades habituais versus atividades de trabalho, uso de filtro solar, dor crônica, intervalo de tempo, marcação de tempo e frequência e perguntas sensíveis sobre violência, menstruação e relações sexuais. Na avaliação do SAQ-99, as perguntas que obtiveram maior pontuação (menor qualidade) referem-se à quantificação de tempo (deslocamento e trabalho), grau de dificuldade para locomoção e auto-cuidado, situação no trabalho e estimação do rendimento.


Conclusões/Considerações
Algumas perguntas identificadas na avaliação do questionário são oriundas de escalas padronizadas, que apresentaram medidas de confiabilidade e de validade adequadas para entrevistas e amplamente utilizadas em inquéritos de saúde. A avaliação do grau de dificuldade dessas perguntas em construções sintática, morfológica e semântica de sentenças justificam novas revisões em consonância com o perfil dos participantes da pesquisa.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360