28/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC17b - Informação e Tecnologia da Informação em Saúde (ITIS): cibercultura, indicadores e o território |
27518 - CURSO DE ATUALIZAÇÃO EM MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO DO SISTEMA DE SAÚDE SEGUNDO A METODOLOGIA DO PROADESS CAROLINA DE CAMPOS CARVALHO - ICICT/FIOCRUZ, RICARDO ANTUNES DANTAS DE OLIVEIRA - ICICT/FIOCRUZ, FRANCISCO VIACAVA - ICICT/FIOCRUZ, JOSUÉ LAGUARDIA - ICICT/FIOCRUZ, DIEGO RICARDO XAVIER - ICICT/FIOCRUZ, MONICA MARTINS - ENSP/FIOCRUZ, JAIME GREGORIO BELLIDO - ICICT/FIOCRUZ, CAIO DE PAULA PEIXOTO - ICICT/FIOCRUZ, HEGLAUCIO DA SILVA BARROS - ICICT/FIOCRUZ
Período de Realização De 27 de novembro a 1 de dezembro de 2017.
Objeto da Experiência Curso de Atualização em Monitoramento e Avaliação do Sistema de Saúde segundo a Metodologia do PROADESS.
Objetivos Familiarizar gestores de saúde com o modelo conceitual de avaliação do sistema de saúde utilizado no PROADESS, procurando incentivar a capacitação do planejamento e gestão dos serviços de saúde considerando os princípios do SUS. Pretendeu-se também aprimorar a plataforma, de acordo com a identificação de demandas.
Metodologia O curso, ofertado pela Gestão Acadêmica do ICICT/Fiocruz, teve carga horária de 30 horas e foi desenvolvido mediante aulas expositivas e atividades práticas a partir de estudos dirigidos orientados pelo corpo docente do curso, considerando o uso do portal do PROADESS. A avaliação final foi realizada com base na apresentação e discussão dos relatórios de análise produzidos pelos alunos. Ao final do curso, foi disponibilizado aos alunos um formulário para avaliação das aulas e do portal.
Resultados A turma foi composta por profissionais do Núcleo Estadual do Rio de Janeiro (Nerj) do Ministério da Saúde, da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), da Secretaria de Saúde do Estado do Rio de Janeiro; de secretarias municipais de Campos dos Goytacazes (RJ), Miracema (RJ), Paraty (RJ), Lagoa da Pedra (MA); da Coordenação-Geral de Planejamento Estratégico (Cogeplan) e do Centro de Saúde Escola da ENSP, ambos da Fiocruz.
Análise Crítica O curso propiciou o diálogo com gestores de saúde sobre os sistemas de informação e indicadores de saúde, ampliando a disseminação da metodologia PROADESS, o conhecimento das potencialidades e limitações do sistema e dos indicadores, além de permitir aos pesquisadores envolvidos acessar questões da realidade cotidiana dos serviços de saúde, difíceis de ser captadas de outras formas.
Conclusões e/ou Recomendações Entre as sugestões para uma possível nova oferta do curso, encontram-se: divisão do curso em módulos; oferta de um curso com menor carga horária e atividades à distância; intercalação das atividades práticas e teóricas. Em relação ao site do PROADESS, a sugestão mais frequente foi de disponibilização dos indicadores para municípios, de forma a auxiliar no planejamento dos mesmos.
|