28/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC17b - Informação e Tecnologia da Informação em Saúde (ITIS): cibercultura, indicadores e o território |
22691 - CULTURA MIDIÁTICA E EDUCAÇÃO EM SAÚDE MÁRCIA FARSURA DE OLIVEIRA - FACULDADE DINÂMICA DO VALE DO PIRANGA, MARLI DO CARMO CUPERTINO - FACULDADE DINÂMICA DO VALE DO PIRANGA, BRUNA MOREIRA CERQUEIRA - FACULDADE DINÂMICA DO VALE DO PIRANGA
Período de Realização A realização da experiência teve início em janeiro de 2018.
Objeto da Experiência Utilização de redes sociais para divulgação de atividades de educação em saúde, visando aumentar a participação dos usuários no serviço de saúde.
Objetivos Apresentar uma forma de divulgação do serviço realizado pela equipe de saúde (ES), em Educação Popular em Saúde (EPS), e de observação, avaliação e contribuição para o vínculo da comunidade com os profissionais do Ambulatório Sette de Barros I (ASB), no município de Ponte Nova, Minas Gerais.
Metodologia Foi feita revisão de literatura na Biblioteca Virtual em Saúde, NESCON e SCIELO, com descritores “Educação em Saúde”, “Rede Social” e “Atenção Primária à Saúde”, a partir do ano de 2000. No ABS, iniciou-se, em janeiro de 2018, a difusão do perfil da ES no Facebook e a divulgação das atividades em EPS. Está sendo feito o levantamento de seguidores do perfil, correlacionando com o número de participantes nas ações feitas pelo ASB em EPS na Ficha de Atividade Coletiva (FAC), durante um ano.
Resultados Na literatura os resultados demonstraram experiências bem sucedidas e alta relevância da difusão de notícias referentes às ações de saúde na web. O perfil da ES no Facebook teve até 20/02/2018 647 seguidores e as ações da ES tem tido maior alcance e maior participação da comunidade. Foram feitas 3 ações pela ES, no qual observou-se relatos de participantes sobre as notícias divulgadas através do novo meio de comunicação, que serve também como local de críticas e sugestões a ES e ao ASB.
Análise Crítica Considera-se viável o uso das mídias no trabalho de divulgação das atividades de educação em saúde, uma vez que permitem a acessibilidade, com tempo breve, às informações atrativas à população e possibilitam a atuação popular na elaboração do saber e na iniciativa de participação social, nos momentos de EPS. Assim a democratização da atuação popular em ações como campanhas de prevenção e educação em saúde servem de instrumentos no alicerce da presença social nas políticas públicas.
Conclusões e/ou Recomendações A ferramenta tem-se mostrado eficiente na divulgação dos serviços e intercomunicação, permitindo aperfeiçoamento das atividades da instituição e elevação do apreço aos momentos de EPS e a equipe do ASB. Ao utilizar a ferramenta tem surgido mais oportunidades para os usuários do serviço de saúde participem das ações de EPS e apresentem sugestões e reclamações, com melhor aproveitamento de insumos do SUS, permitindo um maior controle social.
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