27/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC17a - Informação e Tecnologia da Informação em Saúde: iniciativas variadas |
28194 - NOTVET: APLICATIVO PARA NOTIFICAÇÕES DE ENFERMIDADES VIA TELEFONE MÓVEL E TABLET ADRIELLE SPINELLI DA CRUZ - UFF, FLAVIO FERNANDO BATISTA MOUTINHO - UFF
Período de Realização O período do projeto teve vigência de 1 de agosto de 2016 a 31 de julho de 2017.
Objeto da Experiência Criação de um aplicativo móbile gratuito, o NOTVET visa apoiar e facilitar as notificações aos órgãos de saúde de doenças animais.
Objetivos O aplicativo visa apoiar o serviço veterinário na investigação da suspeita ou ocorrência zoossanitária e aplicação das medidas sanitárias requeridas para controle e erradicação das doenças, conforme as normas oficiais.
Metodologia Foi feito o levantamento de referencial dos processos de notificações, às enfermidades e espécies de notificações compulsórias de cada órgão e região. Fluxograma para estruturar o aplicativo , desenvolvimento de um layout através do Adobe Ilustrador. Aplicativo foi desenvolvido pela plataforma Android Studio em linguagem Java. Em andamento registro do aplicativo no INPI para ser disponibilizado no site da Universidade Federal Fluminense, Defesa Sanitária – RJ e Centro de Controle de Zoonoses.
Resultados O aplicativo está disponível no site de Saúde Coletiva e Saúde Pública da UFF e será posteriormente disponibilizado no site da Defesa Sanitária - RJ e CCZ, além de um vídeo tutorial explicativo, para download. Sendo de uso facultativo e podendo ser utilizado por qualquer cidadão que tenha conhecimento de casos suspeitos ou casos confirmados das doenças de animais consideradas exóticas, emergentes ou pertencentes ás categorias 1, 2 e 3 da lista de doenças de notificações obrigatória(IN 50, 2013).
Análise Crítica Visando a notificação imediata por parte dos usuários, o aplicativo NOTVET pode ser uma ferramenta fundamental para solucionar o problema de subnotificação das enfermidades de notificação obrigatórias, possibilitando o aumento de notificações aos órgãos, diminuindo a quantidade de desistência do notificante por dificuldade de contato telefônico, além de evitar seu deslocamento ao órgão, e aos médicos veterinários reduzir o risco de punição pela não notificação.
Conclusões e/ou Recomendações Com a inovação proposta do aplicativo, tem se em vista aumentar o número de notificações aos órgãos colaborando para a melhoria da qualidade dos indicadores epidemiológicos e, por consequência, propiciando uma melhoria nas ações de vigilância e controle de enfermidades animais e zoonóticas e o tempo entre a identificação do animal doente e a efetivação de ação de controle por parte dos órgãos responsáveis.
|