Comunicações Orais Curtas

27/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC17a - Informação e Tecnologia da Informação em Saúde: iniciativas variadas

27588 - QUALIDADE DA INFORMAÇÃO SOBRE MORTALIDADE: CÓDIGOS GARBAGE COMO CAUSAS DE MORTE EM UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DO RIO DE JANEIRO EM 2016.
ÉRIKA FERNANDES TRITANY - UFRJ, MARCELLA MARTINS ALVES TEOFILO - HUCFF/UFRJ, JOSÉ PEDRO MADURO NETO - HUCFF/UFRJ


Apresentação/Introdução
Códigos Garbage (CG) de óbitos, por convenção, são códigos inseridos nas declarações de óbito (DOs), listados no Código Internacional de Doenças-10 (CID-10), como causa básica do óbito. Os CGs pela ambiguidade, inespecificidade e pouca contribuição às análises sobre mortalidade, não subsidiam ações de prevenção, controle de doenças e agravo à saúde.


Objetivos
Descrever os CG registrados como causa básica em óbitos ocorridos no Hospital Clementino Fraga Filho da Universidade Federal do Rio de Janeiro (HUCFF/UFRJ), em 2016.


Metodologia
Estudo descritivo dos óbitos no HUCFF em 2016 com base no sistema de informação da Vigilância da Mortalidade Hospitalar (VMH), e na DO. Por não haver codificador para definir as causas, a VMH não usa seletor de causa básica, tampouco as regras de seleção. Assim, foi analisada apenas a última causa declarada na parte I da DO como a básica.
As causas básicas listadas nas declarações de óbito (DOs) e classificadas como CG, obedeceram a lista de CG, apresentadas no estudo Global Burden of Disease (2015), em conformidade com a Secretaria de Saúde do Estado do Rio de Janeiro (SES-RJ).
Os dados foram analisados a partir do MS Office (Excel).



Resultados
Dos 522 óbitos, 141 (27,6%) tiveram como causa básica um CG, distribuídos em 62 códigos da CID-10. Apenas uma DO não havia registro da causa básica.

Cumpre ressaltar que sete códigos corresponderam a 50% das causas de óbito declaradas como CG. São elas: Hipertensão essencial (I10.0 / 12,5%); Septicemia não especificada (A41.9 / 11,8%); Pneumonia não especificada (J18.9 / 11,1%); Acidente Vascular Cerebral não especificado (I64 / 4,2%); Pneumonia Bacteriana não especificada (J15.9 / 4,17%); Neoplasia Maligna sem especificação de local (C80 / 3,5%) e Outra Hipertensão Pulmonar secundária (I27.2 / 2,8%).



Conclusões/Considerações
Informações contidas nas DOs podem fornecer subsídios consistentes, estruturando ações e estratégias à toda cadeia de produção e controle da saúde populacional. Desta forma, a busca da completude, bem como a melhor informação prestada na DO, por certo pode contribuir na busca das melhores soluções para a formulação de políticas de saúde de forma global.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360