27/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC17a - Informação e Tecnologia da Informação em Saúde: iniciativas variadas |
26978 - O USO DAS FERRAMENTAS WEB 2.0 POR ORGANISMOS PRODUTORES DE SERVIÇOS DE ATENÇÃO À SAÚDE (OPSAS) FRANCISCO JOSÉ - UFBA, LOUISE ANUNCIAÇÃO FONSECA DE OLIVEIRA DO AMARAL - UFBA, MARIA TERESA NAVARRO DE BRITTO MATOS - UFBA
Apresentação/Introdução A imersão dos OPSAS no ciberespaço exige competências dos agentes para produzir, receber, acumular, acessar, usar e migrar os registros eletrônicos em saúde (RES) para os repositórios digitais. A adoção da filosofia Web 2.0 permite ampliar o relacionamento dos OPSAS com os agentes e estender o acesso à participação dos cidadãos.
Objetivos Identificar o uso das ferramentas Web 2.0 de produção, circulação, compartilhamento, armazenamento e acesso dos RES pelos OPSAS
Metodologia Trata-se de uma pesquisa aplicada, fundamentada em uma abordagem qualiquantitativa, de natureza exploratória e descritiva. Os procedimentos utilizados foram de revisão bibliográfica, pesquisa documental e levantamento de dados. O instrumento de coleta de dados se constitui em um questionário aplicado em 26 hospitais do Estado da Bahia, vinculados a uma rede de inovação e aprendizagem em gestão, totalizando 96 respondentes. Foram analisadas duas assertivas do Grupo II do questionário, relativas a duas categorias operacionais da pesquisa: “ferramentas de difusão” e “fontes de informação”. A estatística descritiva foi a técnica de análise das informações levantadas.
Resultados Constatou-se que o e-mail (10,8%) é a ferramenta mais utilizada nos OPSAS para produção, circulação, compartilhamento e acesso às informações, seguido pela Internet (10,1%) e pela Intranet (7,3%). As ferramentas Web menos utilizadas nos OPSAS são o portal eletrônico do hospital (5,1%), as ferramentas Web 2.0 (3,9%) e as redes sociais (3,1%). Neste sentido, evidenciou-se que a Web 2.0 e as redes sociais (2,4%) são uma das fontes de ideias, informações e conhecimentos menos utilizadas. Conclui-se, no que se refere às ferramentas de difusão e fontes de informação, que os OPSAS utilizam as ferramentas Web 1.0 mais do que as da Web 2.0. A filosofia Web 2.0 ainda não foi assimilada pelos OPSAS.
Conclusões/Considerações Os resultados apontam uma limitada utilização das ferramentas Web 2.0 pelos OPSAS. Tais resultados sinalizam a necessidade de reflexão sobre a relevância da utilização da filosofia Web 2.0 para a produção, circulação, compartilhamento e acesso aos RES utilizados nos OPSAS, em função do contexto emergente marcado pela necessidade de acesso à informação e pela participação dos agentes por meio da Web e comunidades digitais.
|