27/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC17a - Informação e Tecnologia da Informação em Saúde: iniciativas variadas |
25031 - TELECONSULTORIAS E SEU POTENCIAL PARA QUALIFICAR E REDUZIR ENCAMINHAMENTOS AO NÍVEL ESPECIALIZADO DE ATENÇÃO À SAÚDE LUANA GABRIELE NILSON - UFSC, SONIA NATAL - UFSC, SORAIA CATAPAN - UFSC, ANA LUIZA CURI HALLAL - UFSC, MARCOS AURÉLIO MAEYAMA - UNIVALI, MARIA CRISTINA MARINO CALVO - UFSC
Período de Realização Julho a dezembro de 2017.
Objeto da Experiência Utilização de teleconsultorias em fluxos de acesso ao nível especializado de atenção, para aumentar a resolubilidade na Atenção Primária à Saúde (APS)
Objetivos Analisar o potencial de evitação de encaminhamentos ao nível especializado a partir de teleconsultorias realizadas pelo Núcleo Telessaúde Santa Catarina em parceria com Secretarias de Estado e Municipais da Saúde, por meio de especialistas que respondem às dúvidas enviadas por profissionais da APS.
Metodologia Teleconsultorias assíncronas realizadas no período de julho a setembro de 2017, extraídas do Sistema Catarinense de Telemedicina e Telessaúde, classificadas como Clínicas e de Intenção de Encaminhamento, das especialidades focais disponíveis. A evitação potencial de encaminhamentos para o especialista foi analisada nas respostas dos teleconsultores, incluindo a identificação dos códigos CIAP2 mais frequentes.
Resultados A amostra total foi composta por 3658 teleconsultorias, o correspondente a 67% do total realizado nessas áreas no período. As especialidades em que os especialistas com maior frequência orientaram o manejo do paciente na APS e não houve indicação de encaminhamento imediato foram neurologia e gastroenterologia, com taxas de evitação de encaminhamento 73% e 61% respectivamente. As especialidades nas quais com menor frequência foi sugerido manejo na APS foram a oftalmologia (21%) e ortopedia (26%).
Análise Crítica Houve resposta positiva nas as especialidades disponíveis, indicando que a articulação entre Telessaúde e Regulação parece aumentar a resolubilidade na AB e qualificar o acesso ao nível secundário de atenção. Os teleconsultores especialistas são profissionais da rede, o que permite a construção de vínculo e integralidade. O uso das teleconsultorias potencializa benefícios para os usuários, que podem, em muitos casos, ter seu cuidado qualificado e resolvido na própria Unidade Básica de Saúde.
Conclusões e/ou Recomendações O apoio aos profissionais por meio da teleconsultoria oportuniza acesso às informações necessárias à tomada de decisões mais assertivas e o manejo mais qualificado dos pacientes. Devido os sistemas de informação (local/e-SUS, de regulação e plataforma telessaúde) não se comunicarem, não é possível concluir a análise dos desdobramentos das teleconsultorias a partir da tomada de decisão pelo médico assistente após receber o retorno do especialista.
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