27/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC17a - Informação e Tecnologia da Informação em Saúde: iniciativas variadas |
23902 - CONSISTÊNCIA DE DADOS NOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO EM SAÚDE: INSUMOS ESTRATÉGICOS (SIES) X PROGRAMA NACIONAL DE IMUNIZAÇÕES (SI-PNI). SCHEILA MAI - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL., ROGER DOS SANTOS ROSA - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL., ADRIANE DA SILVA CARVALHO - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL, RONALDO BORDIN - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL, FÁBIO HERRMANN - PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL
Apresentação/Introdução Os dados dos sistemas de informação (SI) em saúde do Brasil são gerados em diversas instâncias,sob diferentes responsabilidades, de formas nem sempre compatíveis quando comparados e/ou cruzados entre si. A imunização é um aspecto-chave no campo políticas públicas de prevenção de doenças. A análise de utilização e desperdício das vacinas é fundamental para a adequada gestão dos recursos em saúde.
Objetivos Verificar a consistência da base de dados comparando dois sistemas no campo das imunizações: o Sistema de Informação Insumos Estratégicos (SIES) e o Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI).
Metodologia Foram coletados dados secundários públicos do SI-PNI (variável doses aplicadas) e secundários restritos do SIES (variáveis estoque inicial de doses, doses distribuídas no período, e estoque final), relativos a dez imunobiológicos (BCG, dT, DPT, Febre Amarela, Influenza, HPV, Hepatite A e B, Pentavalente, Tetra viral e Tríplice viral) utilizados na Região Metropolitana de Porto Alegre, no estado do Rio Grande do Sul, de 2015 e 2016. Aplicou-se a fórmula de utilização e desperdício de imunobiológicos da Organização Mundial de Saúde. Foram identificados os resultados numericamente negativos, sinalizador de inconsistência devido a impossibilidade física.
Resultados Do total de 680 registros (34 municípios x 2 anos x 10 imunobiológicos), 69 (10,1%) apresentaram resultados negativos. A inconsistência por imunobiológico variou de 1 (1,4%) a 15 (22,1%) dos respectivos 68 registros. Os imunológicos BCG e Febre Amarela apresentaram a maior consistência de dados (98,6%) entre os dois sistemas. O imunobiológico Pentavalente (77,9%) apresentou a menor seguida de Hepatite A (80,9%).
Conclusões/Considerações Um dos entraves para produção de informações adequadas é a inconsistência nos dados. O cruzamento de bases de dados de diferentes SI pode ser utilizado para validação das informações como no caso apresentado relativo aos imunobiológicos. Cabe, ainda, enfatizar a importância desse achado para a avaliação da qualidade da informação contribuindo na identificação e correção da prática de alimentação dos dados nos SI.
|