27/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC17a - Informação e Tecnologia da Informação em Saúde: iniciativas variadas |
22624 - APLICAÇÃO DO LINKAGE PARA AVALIAÇÃO DA COMPLETITUDE E CONCORDÂNCIA DAS VARIÁVEIS DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÕES SOBRE NASCIDOS VIVOS E SOBRE MORTALIDADE LAYS MARQUES - FSP - USP, CONCEIÇÃO MARIA DE OLIVEIRA - UNINASSAU, CRISTINE VIEIRA DO BONFIM - FUNDAJ
Apresentação/Introdução O linkage é uma técnica de relacionamento entre bases de dados que favorece o aperfeiçoamento da qualidade das informações. O uso do linkage em pesquisas sobre as características de óbitos e nascimentos têm contribuído com a melhoria da completitude e da confiabilidade das informações disponibilizadas pelos Sistemas de Informações sobre nascimentos (Sinasc) e sobre Mortalidade (SIM).
Objetivos Avaliar a completitude e a concordância das informações sobre óbitos infantis antes e após a aplicação da técnica de linkage determinístico
Metodologia Estudo descritivo com utilização dos dados dos Sistemas de Informações sobre Nascidos Vivos (Sinasc) e sobre Mortalidade (SIM) de residentes no Recife-PE, no período de 2010 a 2012. Os dados sobre óbitos infantis e nascidos vivos, foram vinculados através do relacionamento determinístico de registros, utilizando-se o programa EpiInfo versão 6.04d. Adotou-se os seguintes critérios para classificação da completitude: excelente (<5%); bom (5 a 9,9%); regular (10 a 19,9%); ruim (20 a 49,9%) e muito ruim (≥50%). A concordância das variáveis qualitativas foi analisada pelo índice Kappa, enquanto para as variáveis quantitativas discretas foi empregado o coeficiente de correlação intraclasse.
Resultados Verificou-se após o linkage que dos 837 óbitos infantis registrados no período do estudo, 811 (96,9%) foram relacionados entre o SIM e Sinasc. Das 26 (3,1%) observações não pareadas, 15 (1,8%) demonstraram problemas em uma das variáveis identificadoras (nome da mãe), 7 variáveis (0,8%) não possuíam preenchimento do número da declaração de nascido vivo no SIM e 4 (0,4%) tinham divergência entre os dois bancos quanto a esse campo. O SIM obteve completitude acima de 95% e o Sinasc de 98%. A concordância variou de 0,762 (substancial) a 0,997 (excelente) para o coeficiente de correlação intraclasse e foi excelente para o índice Kappa (>0,80).
Conclusões/Considerações Foi obtida elevada proporção de vinculação entre o Sinasc e o SIM. A maioria das variáveis analisadas foi classificada com completitude e concordância excelentes para ambos sistemas de informações. O relacionamento das bases de dados se mostrou como uma estratégia relevante para a avaliação da adequação das informações, contribuindo com o aperfeiçoamento dos sistemas de informações de estatísticas vitais.
|