27/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC17a - Informação e Tecnologia da Informação em Saúde: iniciativas variadas |
22386 - FATORES ASSOCIADOS À TAXA DE UTILIZAÇÃO DE TELECONSULTORIAS TELEFÔNICAS (CANAL 0800) DO TELESSAÚDERS-UFRGS POR MÉDICOS LUCAS CARDOSO DA SILVA - TELESSAÚDERS-UFRGS, MIGUEL POCHARSKI GARCIA - TELESSAÚDERS-UFRGS, DIMITRIS RUCKS VARVAKI RADOS - TELESSAÚDERS-UFRGS, NATAN KATZ - TELESSAÚDERS-UFRGS, RUDI ROMAN - TELESSAÚDERS-UFRGS, ELISE BOTTESELLE DE OLIVEIRA - TELESSAÚDERS-UFRGS, MICHELLE SILVA SZEKUT - TELESSAÚDERS-UFRGS, ROBERTO NUNES UMPIERRE - TELESSAÚDERS-UFRGS, MARCELO RODRIGUES GONÇALVES - TELESSAÚDERS-UFRGS, HENRIQUE DA SILVA DOMINGUES - UNIVERSIDAD DE JAÉN
Apresentação/Introdução Desde 2013, o TelessaúdeRS-UFRGS oferece um canal telefônico gratuito (0800) de apoio à tomada de decisão clínica (teleconsultoria) para médicos da Atenção Primária à Saúde (APS) do Brasil. Entretanto, como descrito na literatura internacional, o uso de estratégias de telessaúde tem uma taxa de utilização variável: é muito intenso em um subgrupo e escasso em outro.
Objetivos Avaliar fatores associados com a taxa de utilização do canal 0800 para realização de teleconsultorias.
Metodologia Uma amostra aleatória e estratificada por uso – poucos utilizadores (PU): até 3 ligações/semestre; muito utilizadores (MU): mais que 3 ligações/semestre – foi gerada, a partir do banco de teleconsultorias realizadas entre março e setembro de 2016. Os solicitantes foram contatados, entre março e setembro de 2017, e convidados a participar de uma entrevista. Foram excluídos os médicos que não atuavam na APS no momento da ligação. Os fatores pesquisados foram: características demográficas e de trabalho dos médicos, e formas de uso do serviço de teleconsultorias. Para análise dos dados empregou-se o programa SPSS.
Resultados De um total de 2.842 solicitantes, 199 foram contatados: 98 PU e 101 MU. Os solicitantes tinham, em média, 35,7 anos de idade (DP +-9,6); e 9,3 anos desde a formatura (+-9,5). Em média, atenderam 15,8 pacientes por turno (+-6,04) e realizaram 11,9 teleconsultorias nos últimos 12 meses (+-27,1). Não se identificou relação entre uso do serviço e idade, número de anos de atuação ou número de pacientes atendidos por turno. Identificou-se que os médicos MU fazem as teleconsultorias com mais frequência durante o atendimento do paciente, enquanto os PU realizam-nas mais comumente após o atendimento. Além disso, médicos MU preferem teleconsultorias mais curtas (até 10 minutos).
Conclusões/Considerações Na amostra estudada, a comodidade (momento de realização e duração da teleconsultoria) está associada com uso do serviço. Fatores pessoais (tempo de formação, idade e número de pacientes atendidos) não se relacionam com a utilização do serviço. Estudo com metodologia qualitativa está sendo desenvolvido para expandir essa discussão.
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