27/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC17a - Informação e Tecnologia da Informação em Saúde: iniciativas variadas |
21570 - AVALIAÇÃO DO GRAU DE SATISFAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA MACRORREGIÃO CENTRO-LESTE BAIANO COM RELAÇÃO À TELECONSULTORIA, NO ANO DE 2017. KARENA MARIA CRUZ DULTRA - FESF-SUS, ALINE DA ROCHA MELO - FESF-SUS, ANNY EVERSON BELAS HAYVANON - FESF-SUS, BÁRBARA CONCEIÇÃO VILAS BÔAS MARQUES BRITTO - FESF-SUS, VANESSA SANTOS ESTRELA - FESF-SUS, ELIANE MARIA DE SOUSA - FESF-SUS
Apresentação/Introdução O estado da Bahia é dividido em 09 macrorregiões, dentre elas, a Centro-leste é formada por 72 municípios. O Telessaúde Bahia oferece Educação Permanente para os municípios. Uma das ofertas é a teleconsultoria, que é uma consulta realizada entre profissionais, através de tecnologias, para solucionar dúvidas sobre questões clínicas, processo de trabalho e ações de saúde.
Objetivos O objetivo do presente estudo está em analisar a satisfação dos profissionais em relação ao serviço de teleconsultorias, para que tenham um bom suporte na prática diária no trabalho, dando uma assistência de qualidade ao usuário.
Metodologia Trata-se de um relato de pesquisa, cuja metodologia foi realizar uma busca de dados através da Plataforma Nacional do Telessaúde. E a análise dos dados foi realizada nas seguintes etapas: Primeiramente, foi levantado o total de teleconsultorias realizadas pela Macrorregião Centro-Leste, e desse total, filtrou-se apenas as teleconsultorias avaliadas. Sendo utilizado como critérios o quantitativo de profissionais muitos satisfeitos, satisfeitos, muito insatisfeitos, insatisfeitos e indiferentes.
Resultados De 170 Teleconsultorias realizadas na Região Centro-Leste em 2017, 131 foram avaliadas. Dessas avaliadas, 67 profissionais declararam estar muitos satisfeitos com a resposta, 54 disseram estar satisfeitos, em contrapartida nenhum relatou estar muito insatisfeito, 04 insatisfeitos e 06 indiferentes. Comparando com o ano de 2016 foram 133 teleconsultorias, sendo 89 avaliadas, onde 44 avaliaram muitos satisfeitos, 36 satisfeitos, 03 insatisfeitos e 05 indiferentes e nenhum declarou insatisfeito com a resposta. Demonstrando que houve um aumento do número de teleconsultorias, assim como da satisfação com as respostas das teleconsultorias
Conclusões/Considerações Em suma, conclui-se que a satisfação dos profissionais da Macrorregião Centre-Leste em relação ao serviço de teleconsultoria foi satisfatória, indicando a credibilidade do serviço e o comprometimento do Núcleo Técnico Científico em relação ao apoio prestado aos profissionais da Atenção básica quanto às suas dificuldades de trabalho no cotidiano, sem falar que cada resposta é um disparador de Educação Permanente, devido à qualidade da resposta.
|