Comunicações Orais

26/07/2018 - 13:10 - 14:40
CO17b - Informação e Tecnologia da Informação em Saúde: iniciativas variadas 

28761 - DEPENDÊNCIA DE INTERNET E FATORES DE RISCO ASSOCIADOS NA ADOLESCÊNCIA TARDIA
GEORGE NUNES BUENO - UFES, EDSON THEODORO DOS SANTOS NETO - UFES


Apresentação/Introdução
Pode-se dizer que praticamente todas as faixas etárias são usuárias de Internet. Entretanto, os adolescentes demonstram um padrão de uso intenso, passando cada vez mais tempo diariamente nas redes sociais. Assim, é intensa a presença dos adolescentes na Internet, fato que demonstra a necessidade de melhor entendimento sobre a relação desses com a Internet e suas potenciais consequências.


Objetivos
O objetivo deste estudo foi verificar a associação entre a dependência de Internet e utilização de mídias sociais com as características sociodemográficas de adolescentes de 15 a 19 anos na RMGV-ES.


Metodologia
Este estudo faz parte de um inquérito epidemiológico seccional de base escolar, realizado entre os anos de 2016 e 2017 a partir de uma amostra representativa dos estudantes de 15 a 19 anos matriculados no ensino médio da Região Metropolitana da Grande Vitória (RMGV-ES). No total 2.293 estudantes participaram do estudo. Para avaliar a dependência de Internet utilizou-se o Internet Addiction Test (IAT), instrumento composto por 20 perguntas que avaliam o impacto da Internet na vida do indivíduo. Foram obtidas informações sociodemográficas dos indivíduos e informações relacionadas ao comportamento e utilização da Internet, uso de mídias sociais, horas de uso por dia da Internet, entre outros.


Resultados
Os adolescentes mais jovens foram os que apresentaram as maiores frequências de dependência de Internet nos graus moderado (23,5%) e grave (3,4%) (p=0,033). Os jovens que ficavam 6 horas ou mais por dia na Internet apresentaram a maior frequência de dependência grave (5%) e os que utilizavam a Internet de 0 a 2 horas por dia apresentaram a maior porcentagem do grau de usuários comuns (53,7%) (p<0,001). O celular foi o meio mais relatado para acessar a Internet, seguido do computador e tablet. Os usuários de computador tiveram maior frequência de usuários graves de Internet (3,2%) do que os que acessavam a Internet pelo celular (2,9%) (p<0,001).


Conclusões/Considerações
O uso de Internet pelos jovens avaliados é intenso e está relacionado ao maior grau de dependência de Internet percebido. Espera-se que os resultados aqui encontrados possam auxiliar no desenvolvimento de políticas públicas que visem a melhoria da saúde dos adolescentes.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360