26/07/2018 - 13:10 - 14:40 CO17b - Informação e Tecnologia da Informação em Saúde: iniciativas variadas |
27082 - IMAGENS DO PROJETO REDES: AS DIVERSAS FACES DO CUIDADO EM ATENÇÃO PSICOSSOCIAL JULIANA MARIA MOURA NASCIMENTO SILVA - FIOCRUZ BRASILIA, FERNANDA MARIA DUARTE SEVERO - FIOCRUZ BRASILIA, KARINE DUTRA FERREIRA DA CRUZ - FIOCRUZ BRASILIA, JULIANA VARGAS - FIOCRUZ BRASILIA, ARGUS TENÓRIO PINTO DE OLIVEIRA - FIOCRUZ BRASILIA, PAULO ÁVILA - FIOCRUZ BRASILIA, ANDRÉ VINICIUS PIRES GUERRERO - FIOCRUZ BRASILIA, NADJANARA ALVES VIEIRA - FIOCRUZ BRASILIA, CASSIA DE ANDRADE ARAÚJO - FIOCRUZ BRASILIA
Período de Realização A construção da memória áudio visual Projeto Redes ocorreu no período de outubro a dezembro de 2017.
Objeto da Experiência O Projeto Redes contribuiu com articulação de redes intersetoriais de atenção a usuários de álcool e outras drogas, em 54 municípios, de 2014 a 2017.
Objetivos Construir uma memória áudio visual do Projeto Redes, publicizando a maior diversidade de iniciativas e percepções possível, considerando as especificidades territoriais do projeto. Possibilitar que a diversidade de experiências vivenciadas e os bons resultados fossem registrados e disseminados.
Metodologia Os vídeos foram realizados em 07 municípios do Redes. Aparecida de Goiânia-GO, Aracaju-SE, Fortaleza-CE, Natal-RN, Palmas-TO, Porto Alegre-RS e São Paulo-SP executaram ações de destaque em 2017, sendo um dos critérios de escolha para os registros, além de representarem a plasticidade do projeto nos territórios de norte a sul. A equipe da Fiocruz Brasília foi até os municípios e entrevistou os usuários, trabalhadores e gestores, visando resgatar a diversidade de cada experiência loco-regional.
Resultados Até o momento foram produzidos 12 vídeos de média e curta duração que vem sendo publicados em meios institucionais da Fiocruz e em um blog desenvolvido para dar visibilidade às ações do Redes nas 05 regiões do país. Estes vídeos cumprem a função de comunicação pública do projeto, constituindo a memória das iniciativas exitosas em cada localidade, funcionando ainda como ferramenta de disseminação destas práticas devido ao seu uso em estratégias de cursos de formação e educação em saúde.
Análise Crítica O trabalho com políticas intersetoriais como esta exige uma equipe atenta aos potenciais dos territórios locais e disposta a conduzir articulações de governança. Os recursos midiáticos empregados nos registros do Projeto Redes valorizaram a reflexividade, consolidada pelos diálogos sobre as experiências vividas em perspectiva com a sustentabilidade conquistada pelas ações, junto aos governos municipais e os beneficiários.
Conclusões e/ou Recomendações Ao longo do projeto muitas experiências significativas foram realizadas a partir do trabalho e dedicação de quem teceu a rede fio a fio. Histórias de vidas cruzadas precisam ser contadas para inspirar outras pessoas a desenvolverem novas ações, em diferentes localidades, ampliando o potencial de transformação do Redes. O Redes se consolidou como uma tecnologia social voltada ao fortalecimento da governança e intersetorialidade nos territórios.
|