Comunicações Orais

26/07/2018 - 13:10 - 14:40
CO17b - Informação e Tecnologia da Informação em Saúde: iniciativas variadas 

22683 - AVALIAÇÃO DAS INFORMAÇÕES SOBRE A MORTALIDADE FETAL NAS CAPITAIS DO BRASIL
LAYS JANAINA PRAZERES MARQUES - DOUTORADO EM SAÚDE PÚBLICA - USP, MARCIA FURQUIM DE ALMEIDA - FACULDADE DE SAÚDE PÚBLICA - USP


Apresentação/Introdução
A mortalidade fetal é considerada um indicador de saúde perinatal. Entretanto, apesar da sua relevância, poucos estudos no país investigaram os fatores associados (condições maternas e da gestação; características do feto e assistência ao parto) à ocorrência dos óbitos fetais e à qualidade das informações disponíveis sobre esses eventos.


Objetivos
Avaliar a qualidade das informações e as características dos óbitos fetais no Brasil


Metodologia
Foram obtidos dados de domínio publico dos óbitos fetais no portal DATASUS de 2005 a 2015. A captação de eventos foi avaliada pela variação das taxas de mortalidade fetal (TMF) no período e pela comparação das TMF das capitais e do interior das UFs. A completitude foi obtida pelo percentual de registros em brancos e ignorados em 2015 para as variáveis: idade da mãe, semanas de gestação, sexo, tipo de parto, peso ao nascer e óbito em relação ao parto. A tendência temporal foi obtida por meio de regressão exponencial.


Resultados
Foram excluídas: Palmas, Boa Vista, Porto Velho, Rio Branco, Teresina, Natal e Vitória, por apresentarem elevada flutuação da TMF e/ou sendo esta superior ao interior das UFs, comportamento discordante das demais capitais. A completitude foi boa/excelente (>90%) para a maioria das variáveis na maior parte das capitais. A menor completitude foi para escolaridade materna considerada excelente (95%) apenas para duas capitais. Os óbitos fetais são em sua maioria anteparto (90,3%) e de gestações pré-termo (70,6%). A TMF é mais elevada nas capitais das regiões Norte e Nordeste. Na análise da tendência temporal a TMF mostrou-se estável para a maior parte das capitais brasileiras.


Conclusões/Considerações
É possível utilizar as informações disponíveis em domínio público para realização de estudos epidemiológicos sobre a mortalidade fetal para a maioria das capitais brasileiras. Os óbitos fetais apresentaram características mais próximas daquelas encontradas nos países desenvolvidos com elevada proporção de óbitos anteparto e de gestação pré-termo.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360