28/07/2018 - 14:30 - 16:00 CO17d - Informação e Tecnologia da Informação em Saúde (ITIS): dimensões da qualidade |
29053 - IMPACTOS NA QUALIDADE DOS DADOS PRODUZIDOS NA ATENÇÃO BÁSICA E LANÇADOS NO ESUS JULIANA DOS SANTOS LIMA - SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE DE SÃO FRANCISCO DO CONDE, PEDRO HENRIQUE PRESTA DIAS - SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE DE SÃO FRANCISCO DO CONDE, GILVAN SILVA DOS SANTOS - SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE DE SÃO FRANCISCO DO CONDE
Período de Realização A avaliação dos dados no ESUS é referente aos anos de 2016 a 2018 e o seu monitoramento ocorrerá a cada três meses.
Objeto da Experiência O ESUS é o sistema de informação que visa reestruturar a informação e qualificar a gestão da informação na Atenção Básica a partir do Prontuário Eletrônico do Cidadão.
Objetivos Este estudo pretende apresentar os impactos na qualidade dos dados produzidos na Atenção Básica e lançados no ESUS. E mais especificamente, avaliar as principais mudanças na qualidade da informação a partir da educação permanente bem como analisar o impacto da implantação do PEC na qualidade das informações.
Metodologia Trata-se de uma pesquisa descritiva de abordagem qualitativa que apresentará o produto da avaliação dos dados lançados no ESUS em São Francisco do Conde-Ba, nos anos de 2016 a 2018 a partir do monitoramento. Iniciado em setembro de 2017 e com previsão de conclusão em fevereiro de 2019, o monitoramento fomentará o desenvolvimento de estratégias com vista a qualificação das informações produzidas nas USF e será apresentado semestralmente aos profissionais da atenção básica.
Resultados De forma preliminar pode-se observar que nem todas as equipes possuía regularidade de envio das fichas do ESUS para digitação, equívocos no fluxo de envio das fichas, baixa produtividade dos profissionais das equipes e falta de entendimento sobre o preenchimento adequado das fichas culminavam com a baixa qualidade das informações presentes no sistema ESUS.
Análise Crítica A partir do primeiro monitoramento realizado foi possível identificar os principais entraves para uso das informações no ESUS como instrumento de tomada de decisão, o que gerou capacitação de todos os profissionais para o correto preenchimento das fichas, que foi realizado por categoria profissional contemplando a apresentação dos dados de 2016 e 2017.
Conclusões e/ou Recomendações Este trabalho possibilitou maior responsabilização dos profissionais para o preenchimento correto das fichas do ESUS, melhorando substancialmente a qualidade das informações produzidas nas equipes de saúde da família. Espera-se que iniciativas de monitoramento sejam realizadas não somente no âmbito do ESUS, como também em outros sistemas de informação possibilitando maior entendimento e responsabilização de todos os atores envolvidos.
|