Comunicações Orais

28/07/2018 - 14:30 - 16:00
CO17d - Informação e Tecnologia da Informação em Saúde (ITIS): dimensões da qualidade

22631 - FRAGMENTAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO EM SAÚDE NUMA CLÍNICA DA FAMÍLIA DO RIO DE JANEIRO
GILIATE CARDOSO COELHO NETO - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO


Período de Realização
Dezembro de 2016 a fevereiro de 2018



Objeto da Experiência
Utilização de sistemas de informação em saúde (SIS) numa Clínica da Família no Rio de Janeiro, com foco na fragmentação e interoperabilidade entre os mesmos



Objetivos
Descrever quais SIS são utilizados na Clínica da Família Ricardo Lucarelli, no Rio de Janeiro-RJ, qual a situação de integração e interoperabilidade entre os mesmos e qual o impacto no processo de trabalho do autor


Metodologia
A partir da vivência como médico numa Clínica da Família (termo ao qual são chamadas as Unidades Básicas de Saúde no Rio de Janeiro), o autor descreve os SIS ao qual fez uso no seu cotidiano de trabalho durante o período da experiência, identificando problemas na interoperabilidade e comunicação entre os mesmos, assim como o impacto destes problemas no cotidiano de trabalho.



Resultados
Foram identificados 11 softwares diferentes utilizados no cotidiano do profissional: 01 de prontuário eletrônico, 03 de regulação assistencial, 01 de laudos de radiografia, 02 de notificação de agravos, 01 de gestão do acesso e acolhimento, 02 de resultados de exames laboratoriais, 01 de prescrição de medicamentos de HIV/Aids. A maioria dos sistemas eram digitais, apenas o sistema de medicamentos de HIV/Aids ainda estava no papel. Apenas 04 sistemas estavam conectados com o Cartão Nacional de Saúde.


Análise Crítica
Apesar de ser apontada há mais 20 anos como um problema relevante no SUS, a fragmentação dos SIS continua presente no cotidiano dos trabalhadores, gerando retrabalho e inconsistência das informações. Os dados dos usuários ficam espalhados em diversas bases, muitas delas sob posse de empresas terceirizadas que, após a vigência dos contratos, não oferecem soluções para exporta-los para os novos contratados.



Conclusões e/ou Recomendações
Recomenda-se que o MS permita que softwares de terceiros possam conectar-se com o Cartão Nacional de Saúde e com repositório nacional do e-Saúde, assim como que possibilite a integração de outros sistemas de regulação com o Sistema Nacional de Regulação (SISREG). Sugere-se ainda que Departamento de HIV/Aids do MS ofereça aos trabalhadores de saúde instrumentos eletrônicos para prescrição de medicamentos.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360