28/07/2018 - 14:30 - 16:00 CO17d - Informação e Tecnologia da Informação em Saúde (ITIS): dimensões da qualidade |
21910 - AVALIAÇÃO DO SISTEMA DE INFORMAÇÃO DO PROGRAMA NACIONAL DE IMUNIZAÇÃO: UM ESTUDO DE AVALIABILIDADE BRENER SANTOS SILVA - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI (UFSJ), HIAGO VICTOR COELHO - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI (UFSJ), VALÉRIA CONCEIÇÃO DE OLIVEIRA - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI (UFSJ), ELIETE ALBANO DE AZEVEDO GUIMARÃES - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI (UFSJ), RICARDO BEZERRA CAVALCANTE - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI (UFSJ)
Apresentação/Introdução O Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (SIPNI) foi implantado com o propósito de aprimorar a qualidade da informação para o planejamento e avaliação das ações de imunização em um contexto municipal. Considerando-se a importância do SIPNI para a prática de imunização busca-se desenvolver modelos para avaliar o processo de sua implantação.
Objetivos Realizar Estudo de Avaliabilidade do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização, considerando a descrição da intervenção, a elaboração do modelo teórico-lógico e a identificação das perguntas avaliativas.
Metodologia Estudo de Avaliabilidade para caso único com abordagem qualitativa, baseado no sistema dos sete elementos proposto por Thurston e Ramaliu (2005): descrição do SIPNI identificando os objetivos e as atividades; iden¬tificação e revisão de documentos; obtenção de um entendimento preliminar de como o Sistema opera; desenvolvimento do modelo lógico-teórico; identificação dos interessados; e obtenção de um acordo quanto a avaliação. Definiu-se como caso o SIPNI e o contexto de análise as salas de vacinação. Realizou-se revisão teórica, análise de documentos e encontros com os informantes-chave, entre 2016 e 2017. Utilizou-se a técnica Delphi para a validação de conteúdo das perguntas avaliativas.
Resultados A descrição do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização, fundamentada em documentos e evidências científicas, possibilitou compreender sua operacionalização e os principais acontecimentos que o caracterizam. O modelo teórico-lógico configurou de forma visual e sistemática a organização desse sistema com detalhamento dos insumos, atividades, produtos e efeitos esperados. Foram estabelecidas e validadas as perguntas avaliativas (n=59). Houve concordância de 80,6% na relevância, 72,3% na objetividade e 71,5% na clareza das questões. Foram cumpridos nas etapas do EA, quatro padrões de qualidade da avaliação: a precisão; a propriedade; a utilidade; e a exequibilidade.
Conclusões/Considerações O EA constatou a possibilidade de avalia¬ções posteriores do SIPNI e apresentou cenário favorável para o seu desenvolvimento. Através dessa fase preparatória foi possível justificar, cientificamente, a decisão de avaliar a implantação desse sistema, e ainda conhecer a sua organização e o seu funcionamento. O EA é uma estratégia importante para o planejamento de avaliações subsequentes, maximizando seus potenciais.
|