27/07/2018 - 13:10 - 14:40 CO17c - Informação e Tecnologia da Informação em Saúde (ITIS): telessaúde |
23009 - PARTICIPAÇÃO DOS PROFISSIONAIS BAIANOS NO SERVIÇO DE TELEDUCAÇÃO (WEBPALESTRAS) DO TELESSAÚDE BAHIA VANESSA SANTOS ESTRELA - FESF-SUS, BÁRBARA CONCEIÇÃO VILAS BÔAS MARQUES BRITTO - FESF-SUS, ANNY EVERSON BELAS HAYVANON - FESF-SUS, ELIANE MARIA DE SOUZA - FESF-SUS, FABÍOLA MESQUITA MANGABEIRA GRASSI - FESF-SUS, KARENA MARIA CRUZ DULTRA - FESF-SUS, ALINE DA ROCHA MELO DE OLIVEIRA - FESF-SUS
Apresentação/Introdução O Telessaúde Bahia tem como objetivo promover melhorias na qualidade dos serviços e cuidados em saúde na Atenção Básica. A teleducação é um serviço ofertado pelo Telessaúde Bahia que utiliza ferramentas tecnológicas e recursos didáticos como meio para apoiar a formação, qualificação e atualização de trabalhadores da Atenção Básica, de acordo com a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde.
Objetivos Relatar a participação dos profissionais baianos nas atividades de webpalestras realizadas pelo Núcleo Técnico Científico do Telessaúde Bahia em parceria com a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia nos anos de 2016 e 2017.
Metodologia Trata-se de um relato de pesquisa sobre uma oferta de Teleducação disponibilizada pelo Núcleo Técnico Científico do Telessaúde Bahia para os 417 municípios baianos. No momento em que o profissional acessa o site do Telessaúde Bahia para participação na webpalestra, é solicitado o preenchimento de um formulário de inscrição que já consta como campo obrigatório a sinalização do município baiano ao qual pertence; do sistema de informação da plataforma local do Estado da Bahia, são extraídos os dados que são compilados em uma matriz avaliativa comparativa do período de 2016 a 2017, especificando o quantitativo de profissionais participantes do Estado da Bahia.
Resultados Observa-se que no ano de 2016 foram ofertadas 35 webpalestras e houve uma participação de 8.187 profissionais, e em 2017 foram 47 webpalestras com participação de 21.431 profissionais dos municípios baianos. Analisando o período avaliado no presente trabalho, verifica-se que houve um crescimento de, aproximadamente 172% em número de participações dos profissionais baianos, nas webpalestras realizadas pelo Telessaúde Bahia entre os anos de 2016 e 2017.
Conclusões/Considerações Em suma, percebe-se a importância da teleducação por meio do serviço de webpalestras ofertadas pelo Telessaúde Bahia aos profissionais, por tratar-se de educação permanente que contribui na qualificação e atualização do processo de trabalho. Foi evidenciada a alta adesão dos profissionais, indicando a necessidade da ampliação do serviço para os métodos de cursos, webseminários, fóruns de discussão e reuniões de matriciamento.
|