Comunicações Orais

27/07/2018 - 13:10 - 14:40
CO17c - Informação e Tecnologia da Informação em Saúde (ITIS): telessaúde

22504 - PAINÉIS DE MONITORAMENTO COMO INSTRUMENTO DE APOIO À GESTÃO
SANDRA DURAN OTERO - PMC _ SECRETARIA MUNICIPAL DA SAUDE, CRISTIANE YUMI NAKAMURA - PMC _ SECRETARIA MUNICIPAL DA SAUDE, NILZA TERESINHA FAORO - PMC _ SECRETARIA MUNICIPAL DA SAUDE, SÔNIA REGINA DE BRITO RUSTICK - PMC _ SECRETARIA MUNICIPAL DA SAUDE


Período de Realização
Experiência com painéis desde 2015, pela Secretaria da Saúde de Curitiba, com monitoramento contínuo.


Objeto da Experiência
Informações sobre situações de saúde.


Objetivos
Agregar informações de diferentes fontes, organizadas de forma a transmitir significado e compreensão, visando o monitoramento de situações de saúde que sejam estratégicas ou que se apresentem como dificuldades para o desempenho do SUS, demonstrando a qualidade e efetividade dos serviços de saúde.


Metodologia
Os itens monitorados são escolhidos de acordo com as prioridades definidas pela gestão. Os dados provenientes dos diversos sistemas de informação nacionais e locais são compilados, trabalhados e combinados entre si em planilhas do programa Excel®, gerando gráficos, tabelas e mapas. Estas figuras são agregadas em um único arquivo do programa Power Point®, recebendo a denominação de Painel de Monitoramento. Os painéis produzidos, são enviadas por meio eletrônico para os diversos setores envolvidos.


Resultados
A análise e utilização das informações pelos departamentos favorecem a sua disseminação e o uso adequado pelas diversas áreas da SMS, com garantia de que a informação gerada seja utilizada para ação e tomada de decisão. É uma forma de potencializar o uso dos dados, convertidos em informação.


Análise Crítica
Novas possibilidades devem ser exploradas, como a integração dos sistemas de informação, possibilitando uma informação mais dinâmica e otimização dos recursos disponíveis. No entanto, o uso de painéis de monitoramento tornou-se um importante instrumento para auxiliar o planejamento, a tomada de decisões e gestão dos problemas de saúde pública.


Conclusões e/ou Recomendações
A utilização de painéis de monitoramento pode ser ampliado para várias situações, resultando no uso da informação para realização de diagnósticos situacionais envolvendo diferentes setores, de forma a auxiliar os gestores no planejamento e tomada de decisão, além da integração dos setores no enfrentamento de um mesmo problema, potencializando os resultados e benefícios à população.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360