Comunicações Orais

26/07/2018 - 13:10 - 14:40
CO17a - Informação e Tecnologia da Informação em Saúde (ITIS): práticas

26529 - USO DA INFORMÁTICA NO DESENVOLVIMENTO DE BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO SIM/SINASC PARA UNIFICAÇÃO DE INFORMAÇÕES EM PACTUAÇÃO DE SAÚDE
DENISE GUERRA WINGERTER - UFRN / SESAP-RN, MENDELL FERNANDES MEDEIROS - SESAP/RN, MARIA DO SOCORRO COSTA FEITOSA ALVES - UFRN, MARIA LIMA ALVES - SESAP/RN


Período de Realização
Piloto iniciado em 2014, sendo oficializado em 2015 com envio quadrimestral.


Objeto da Experiência
Utilização da informática para padronização ds dados utilizados de Mortalidade e Nascidos Vivos na pactuação do Estado do Rio Grande do Norte.


Objetivos
Descrever a experiência da utilização das tecnologias de informação na elaboração de um boletim epidemiológico para ser a ferramenta de síntese das informações sobre mortalidade e nascidos vivos para pactuação entre as regiões de saúde e municípios do estado do Rio Grande do Norte


Metodologia
O boletim foi desenvolvido utilizando software de planilha eletrônica, sem macros ou recursos extras, visando a sua utilização por micros independente do sistema instalado. Contém os indicadores com dados de óbitos e de nascidos vivos comuns à pactuação em saúde vigente, estratificados por município e Regionalização Estadual. O piloto consistiu no envio para as Regionais de Saúde para verificar a aplicabilidade, sendo aprovado.


Resultados
A utilização do instrumento permitiu a unificação das informações para todos os municípios, evitando a disparidade de dados, bem como permitiu a geração de séries históricas e panorama epidemiológico das variáveis de nascidos vivos e óbitos do Rio Grande do Norte, otimizando as informações para a pactuação no Estado do Rio Grande do Norte, assim como serve de base de acompanhamento para diversos setores técnicos como saúde da mulher, da criança e do idoso.


Análise Crítica
O instrumento mostrou-se eficaz em sua aplicação, aprimorando os processos de trabalho na pactuação em saúde entre municípios, regiões de saúde e no Estado do Rio Grande do Norte, e mesmo sem a utilização de grandes recursos tecnológicos, é possível utilizar as ferramentas disponíveis na informática para a melhoria e qualificação dos processos em saúde para a melhoria do SUS.


Conclusões e/ou Recomendações
O projeto atingiu as expectativas iniciais que deram origem à sua criação, com o setor recebendo solicitação constante de municípios, regionais e setores técnicos, e com o retorno positivo a cada nova edição lançada.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360