26/07/2018 - 13:10 - 14:40 CO17a - Informação e Tecnologia da Informação em Saúde (ITIS): práticas |
22465 - O USO DE UM SISTEMA INFORMATIZADO PARA O MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO NA SECRETARIA ESTADUAL DE SAÚDE DO RIO GRANDE DO SUL CAMILA GUARANHA - SES/RS, CRISTIANE FISCHER ACHUTTI - SES/RS, ANDRÉ LUÍS ALVES DE QUEVEDO - SES/RS, THATIANE TCACENCO CAROLINO - SES/RS, RENATA VARELA - SES/RS, EDUARDO VIEGAS DA SILVA - SES/RS, ANELISE HAHN BUENO DE OLIVEIRA - SES/RS, AGLAÉ REGINA DA SILVA - SES/RS, MARTA GRECELLÉ - SES/RS, MARIA TEREZA BLANCO STROHSCHOEN - SES/RS E UFRGS
Período de Realização A partir de janeiro de 2017 até os dias atuais, com seguimento ao longo dos próximos anos.
Objeto da Experiência Uso do Sistema de Monitoramento Estratégico (SME) no monitoramento e avaliação da Programação Anual de Saúde (PAS) da Secretaria Estadual de Saúde/RS.
Objetivos Apresentar a experiência de implementação do SME no monitoramento da PAS e as possibilidades advindas da construção de uma democracia institucional que envolva os diversos departamentos da gestão estadual e articule diretrizes, objetivos, metas e ações do Plano Estadual de Saúde/RS 2016-2019.
Metodologia Trata-se de um relato da articulação de saberes das áreas de tecnologia da informação e da gestão em saúde. Foi utilizada uma ferramenta de informática, oriunda da Secretaria de Planejamento, Gestão e Governança/RS, denominada SME, para o acompanhamento da PAS. Inicialmente foram cadastradas as 140 metas do Plano Estadual de Saúde (PES) 2016-2019 e todas as ações da PAS 2017 e 2018 a ele vinculadas. Posteriormente, os departamentos validaram as informações, o que facilitou a adaptação à interface do Sistema.
Resultados O monitoramento passou a ser realizado quadrimestralmente, a partir dos dados preenchidos no SME pelos responsáveis pelas metas e suas respectivas ações. Decidiu-se que o Relatório Detalhado do Quadrimestre Anterior e o Relatório Anual de Gestão serão construídos a partir das informações contidas no SME, além de ser definido o calendário para preenchimento, avaliação e consolidação periódica do SME, tendo em vista os limites para entrega dos relatórios de gestão mencionados.
Análise Crítica A necessidade de dar sentido ao acompanhamento das metas do PES e das ações da PAS induziu a busca por uma ferramenta tecnológica que, ao integrar estes instrumentos, qualifica o processo de monitoramento e avaliação. Os encontros de discussão coletiva facilitados pelo SME aproximaram os departamentos da SES/RS por meio da transparência no acesso às análises dos resultados atingidos, propiciando a identificação de aliados e as dificuldades para o alcance de objetivos comuns.
Conclusões e/ou Recomendações Este movimento aumenta a governabilidade do trabalho pelos departamentos ao qualificar a análise e a intervenção sobre a realidade, rompendo a lógica fragmentada com a qual se trabalhavam os instrumentos de gestão do Sistema Único de Saúde, integrando-os aos demais instrumentos de planejamento governamental. Tal fato também pode contribuir para o fortalecimento do processo de monitoramento e avaliação das políticas públicas de saúde no Estado.
|