26/07/2018 - 13:10 - 14:40 CO17a - Informação e Tecnologia da Informação em Saúde (ITIS): práticas |
22097 - APLICATIVO PARA ENFRENTAMENTO A VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA A MULHER ISABELLA GONÇALVES ABDON CASTANHO DE LIMA - UFRJ, ANDREA BARROS BENEVIDES - UFRJ, ANNA PAULA DA SILVA FERREIRA - UFRJ, DANIEL DE SOUZA CAMPOS - UFRJ, EDUARDO FRANCISCO CORREA LANCELOTTI - UERJ, JULIANA DE MORAES FERREIRA - UFRJ, LUDMILA FONTENELE CAVALCANTI - UFRJ, MARIANA DA COSTA BARROS - UFRJ, MARÍLIA NABUCO LEVA FERREIRA FREITAS - UFRJ, RODRIGO BELCASTRO PEREIRA - UFRJ
Período de Realização O período de realização do projeto é de 3 anos, tendo início em 2014 até o ano vigente.
Objeto da Experiência O Aplicativo EVISU - Informações sobre o enfrentamento à violência sexual, produzido pela UFRJ em parceria com a UNIFOR nas plataformas iOS e Android.
Objetivos Analisar o processo de produção e atualização do Aplicativo EVISU - Informações sobre o enfrentamento à violência sexual. Esse aplicativo possibilita o acesso rápido e eficaz às informações necessárias aos profissionais, gestores, pesquisadores e estudantes das diferentes políticas públicas.
Metodologia A experiência exitosa do desenvolvimento do site sobre a temática, além de estudos sobre as informações veiculadas em aplicativos, serviu para definição do público alvo, objetivos, conteúdo e formatos a serem adotados. Além de aspectos conceituais (tipos, magnitude, causas e repercussões), o EVISU oferece dados sobre o enfrentamento (políticas públicas, proteções legais, rede de serviços e controle social), sites, bases de dados, congressos e grupos de pesquisa sobre o tema da violência sexual.
Resultados O aplicativo EVISU vem se mostrando uma ferramenta de interface simples, original e pioneira na disseminação de informação sobre o tema da violência sexual. O aplicativo foi lançado em diferentes eventos que abordaram o tema como forma de divulgação e adesão de conteúdos de interesses do público alvo. Sua ampla utilização resultou em sua veiculação na plataforma Android. Em 2017, o aplicativo passou a ser utilizado como uma ferramenta institucional pela Polícia Militar do Estado do Ceará.
Análise Crítica A complexidade relacionada às situações de violência sexual requisita uma abordagem capaz de prevenir e atuar diante de suas manifestações, o que implica num acesso simplificado às informações atualizadas. A tecnologia da informação tem possibilitado novas formas de disseminação das informações para os profissionais que atuam nas áreas de enfrentamento à violência. O EVISU tem sido pioneiro neste contexto, sendo modificado, a partir de sua avaliação, por uma equipe multiprofissional.
Conclusões e/ou Recomendações Disponibilizar a informação necessária e relevante aos profissionais, gestores, pesquisadores e estudantes vem se consagrando numa estratégia positiva para a incorporação do tema da violência sexual nas ações das políticas públicas e da formação profissional. Nesse sentido, torna-se fundamental a constante divulgação em disciplinas de graduação e pós-graduação de diferentes universidades, além de eventos de capacitação de profissionais e gestores.
|