Comunicações Orais Curtas

27/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC24a - Dona Ivone Lara - Formação e Políticas de Saúde no campo das relações raciais

26092 - REFLEXÕES SOBRE O RACISMO INSTITUCIONAL E A EFETIVAÇÃO DOS PRINCÍPIOS NORTEADORES DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE
MARCELO VINICIUS DOMINGOS RODRIGUES DOS SANTOS - ESCOLA DE ENFERMAGEM DE RIBEIRÃO PRETO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO, RIBEIRÃO PRETO, BRASIL., MONALISA NANAINA DA SILVA - ESCOLA DE ENFERMAGEM DE RIBEIRÃO PRETO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO, RIBEIRÃO PRETO, BRASIL., JULIANA CRISTINA DOS SANTOS MONTEIRO - ESCOLA DE ENFERMAGEM DE RIBEIRÃO PRETO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO, RIBEIRÃO PRETO, BRASIL.


Apresentação/Introdução
O racismo institucional é compreendido como a falha de uma instituição em prestar um atendimento profissional e qualificado a uma pessoa devido sua cor, etnia ou cultura. Dada a realidade brasileira de discriminação racial, entende-se que o racismo institucional se configura como uma barreira para a implementação do Sistema Único de Saúde enquanto política pública universal.


Objetivos
Discutir os impactos do racismo institucional na efetivação dos princípios norteadores do Sistema Único de Saúde.


Metodologia
Trata-se de uma reflexão teórica, em que se realizou a problematização da temática, por meio da leitura interpretativa e conceituação crítica de artigos científicos relacionados ao tema.


Resultados
As evidências acerca das desigualdades raciais em saúde denunciam o racismo institucionalizado presente no Brasil. No entanto, no debate social, existe a dificuldade em se discutir formas de superação de racismo dentro de um contexto nacional que o nega permanentemente. A evolução das políticas públicas de saúde que trazem a urgência de se colocar como temática central a superação do racismo institucional tem relação com a conquista do movimento social negro. Porém, apesar das políticas e programas já lançados, os profissionais de saúde seguem não percebendo a discriminação racial durante sua prática, inviabilizando dessa forma uma assistência integral e de qualidade para a população negra


Conclusões/Considerações
Considerando a discussão de racismo institucional e os princípios norteadores do Sistema Único de Saúde enquanto bases ideológicas do sistema de saúde, é evidente a necessidade de superação do primeiro para que se possa avançar no enfretamento das iniquidades causadas devido a estruturas intrinsicamente racistas nos serviços de saúde.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360