Comunicações Orais Curtas

27/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC24a - Dona Ivone Lara - Formação e Políticas de Saúde no campo das relações raciais

21227 - FORMAÇÃO EM PSICOLOGIA E A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES RACIAIS: UM ESTUDO SOBRE OS CURRÍCULOS DE GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA EM PORTO ALEGRE E REGIÃO METROPOLI
JÉSSYCA DA ROSA SANTOS BARCELLOS - UFRGS


Apresentação/Introdução
A temática relações raciais tem sido negligenciada em graduações de psicologia na região metropolitana do RS. Apesar da RESOLUÇÃO CFP Nº 018/02, que estabelece normas de atuação para psicólogos(as) em relação ao racismo e RESOLUÇÃO CNE/CP Nº 1/04, que institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais em instituições de ensino superior, pouco temos avançado.


Objetivos
Entende-se o racismo como estrutura social que influencia a subjetividade dos indivíduos, além de se constituir como fonte de sofrimento psíquico para negros. O objetivo deste trabalho é discutir a temática racial em graduações de psicologia.


Metodologia
Foi feita uma análise de currículos das graduações de Psicologia situadas na cidade de Porto Alegre e Região Metropolitana, para identificar disciplinas que abordem a temática racial. Durante o período de análise, março de 2016 a junho do mesmo ano, foram encontradas dezenove (19) instituições que oferecem a graduação de psicologia, sendo que uma (1) foi excluída da pesquisa por não permitir acesso ao currículo do curso.


Resultados
Dos dezoito (18) currículos analisados, seis (6) apresentam a temática racial em alguma de suas disciplinas, sendo que em cinco (5) currículos a temática aparece de forma optativa/eletiva. Isto demonstra um baixo número de disciplinas que apresentam esta temática, visto que cerca de 5% das instituições discutem de forma obrigatória. Mesmo com leis que embasem o estudo das questões raciais de forma obrigatória, e resoluções que estabelecem normas para a atuação de profissionais de psicologia, esta temática tem sido negligenciada quando se trata em apresentá-la no currículo graduações de psicologia na região metropolitana do RS.


Conclusões/Considerações
A negligência diante da temática das relações raciais nos cursos de graduação de psicologia gera fragilidades para a profissão. Não apenas para os alunos negros destas graduações, que muitas vezes não se sentem representados pelas teorias e, portanto, não pertencentes, mas também para os futuros psicólogos que, sem o adequado aporte teórico, podem vir a silenciar e negligenciar formas de racismo durante a sua prática profissional.

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