Comunicações Orais

28/07/2018 - 14:30 - 16:00
CO24c - Fátima de Oliveira: quesito cor e o perfil da morbi-mortalidade da população negra

27551 - CAPACIDADE FUNCIONAL DE IDOSOS DA ZONA LESTE DA CIDADE DE SÃO PAULO, SEGUNDO OS CRITÉRIOS DE RAÇA/COR DA PELE.
ALEXANDRE DA SILVA - UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL, BRUNA MAIARA FREITAS - UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL, LUCIENE DE MORAIS NOGUEIRA - UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL, LUCIANE LOPES NHÃN - UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL, PATRÍCIA MIYUJI OTUYAMA - UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL


Apresentação/Introdução
Capacidade Funcional é a condição necessária para realizar todas as atividades cotidianas e é um importante indicador da condição de saúde do idoso. Pouco se tem estudado sobre a capacidade funcional de idosos negros no município de São Paulo. Até 2010, não havia referências que discutissem, como temática central, a questão raça/cor da pele, envelhecimento e fatores associados.


Objetivos
Verificar a condição da capacidade funcional de idosos segundo o critério de raça/cor da pele e identificar fatores socioeconômicos, sociodemográficos ou clínico-funcionais que possam estar associados.


Metodologia
Tratou-se de estudo transversal com 196 idosos de centros comunitários gratuitos de três bairros da zona leste do município de São Paulo. Coletaram-se dados socioeconômicos e demográficos (raça/cor, sexo, idade, vida conjugal, ocupação profissional, arranjo familiar, moradia, idade, escolaridade e renda) e clínico-funcionais (capacidade funcional, medicamentos, percepção de visão e de saúde, quedas e quase quedas, cognição, doenças, mobilidade, medo de queda). Foram realizadas as análises descritiva e, em relação à variável dependente “capacidade funcional” foram utilizados testes de Fisher e qui-quadrado e, testes Anova fator único ou dois fatores, todos com nível de 5% de significância.


Resultados
Considerando a análise pelo critério de raça, ocorreram diferenças quanto ao sexo, ocupação profissional, renda e condições clínicas e funcionais, como ocorrência de quedas, doenças associadas e mobilidade. Em relação à variável capacidade funcional, verificou-se que os negros levaram desvantagens em aspectos socioeconômicos (como possuir casa própria e renda) e clinico funcionais (como quedas, doenças e percepções subjetivas de visão e de saúde).


Conclusões/Considerações
Fatores socioeconômicos e clinico-funcionais (percepção subjetiva de visão e de saúde, doenças associadas, quedas, baixa auto eficácia em relação às quedas , mobilidade e total de AVD comprometidas) estiveram associadas com a incapacidade funcional apresentada pelos idosos investigados. Em geral, os idosos negros apresentaram maior prevalência de incapacidades funcionais se comparados aos idosos brancos.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360