26/07/2018 - 13:10 - 14:40 CO24a - Luiza Bairros: formação e políticas no campo das relações raciais |
28198 - EDUCAÇÃO E SAÚDE NO CAMPO DAS RELAÇÕES RACIAIS: UM ENCONTRO PARA AVALIAÇÃO DA INSERÇÃO DA PNSIPN EM CURSOS DO CAMPO DA SAÚDE COLETIVA. ROSANA BATISTA MONTEIRO - UFSCAR, ROSA APARECIDA PINHEIRO - UFSCAR, ANAÍSA CRISTINA PINTO - USP, MARIANA MARTHA DE CERQUEIRA SILVA - UFSCAR, PRISCILA CACCER TOMAZELLI - USP
Período de Realização A experiência, na forma de encontro, foi realizada em março de 2016 no campus Sorocaba da UFSCar.
Objeto da Experiência O objeto da experiência era a formação de profissionais da saúde e saúde da população negra.
Objetivos O objetivo foi avaliar preliminarmente, a implementação da Política Nacional de Saúde Integral da População Negra e das Diretrizes Nacionais Curriculares para a Educação das Relações étnico-raciais (Resolução CNE/CP 01, 2003) em cursos de formação de profissionais da saúde, de nível médio e superior.
Metodologia A partir do Comitê Técnico de Saúde da População Negra/MS e grupos da sociedade civil foram identificados pesquisadores, docentes e ativistas do campo da saúde da população negra que atuam como formadores em cursos da área da saúde. Identificamos pesquisadores de 3 regiões do país e 4 universidades federais. Cinco convidados(as) apresentaram suas práticas de implementação da PNSIPN em disciplinas/cursos, em rodas de conversa, pautadas por roteiro prévio.
Resultados Organização de mapa parcial de Instituições de Ensino Superior com cursos da área da saúde que tem desenvolvido propostas relacionadas a implementação da PNSIPN; relação de conteúdos, bibliografias e estratégias de Ensino que possibilitarão a organização de documento com orientações e ações para a inclusão da PNSIPN em cursos da área da saúde; organização de uma rede de formadores/pesquisadores da PNSIPN.
Análise Crítica O estudo de aspectos relacionados a população negra, sua história e cultura, como é incluída no SUS requer investigação acerca da implementação, monitoramento e avaliação da Política Nacional de Saúde Integral da População Negra (PNSIPN). As discussões no encontro reforçaram o que a literatura aponta em termos do racismo institucional e sua relação com processos de saúde e doença. Atuar na formação dos profissionais pode contribuir para a produção de equidade.
Conclusões e/ou Recomendações A experiência viabilizou articular instituições como UFSCar, UFMA, UFAL, UNB, UFF, Instituto de Saúde/SP, USP, Escola Municipal de Saúde/SP. Concluímos que os desafios para a efetiva implementação da PNSIPN nos cursos decorrem de: obstáculos impostos pelo racismo institucional; escassez de pesquisas no campo; implicações políticas e econômicas; ameaças as políticas públicas e direitos humanos. Recomenda-se novos encontros e definição de agenda.
|