26/07/2018 - 13:10 - 14:40 CO24a - Luiza Bairros: formação e políticas no campo das relações raciais |
23483 - A UTILIZAÇÃO DO CONCEITO TERRITÓRIOS DE MAIORIA AFRODESCENDENTE: UMA EXPERIÊNCIA DE CAPACITAÇÃO NA RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM ATENÇÃO PRIMÁRIA. DULCE MARIA SENNA - FMUSP
Período de Realização Residentes Multiprofissionais de Saúde Coletiva e Atenção Primária do FMUSP entre 2012- 2017.
Objeto da Experiência Capacitação utilizando o conceito de territórios de maioria afrodescendente do Prof. Henrique Cunha Jr. Local CSE Butantã.
Objetivos Utilizar elementos do conceito (dinâmica sócio histórica, repertório cultural, produção de pobreza e racismo) para reconhecer e abordar o processo de adoecimento da população negra. Desenvolvendo tecnologias propícias à Equidade
Metodologia Estudo prévio do histórico de ocupação do território utilizando Mapa Falado. Aplicação de instrumentos de abordagem de famílias e usuários (como Familiograma e Eco mapa) trazendo elementos do cotidiano, dando visibilidade às questões relativas ao reconhecimento étnico racial, como isto impacta nas narrativas dos usuários, nas suas relações familiares, na busca por equipamentos sociais, na organização de redes de apoio, e nos elementos culturais do território de moradia.
Resultados A prática do reconhecimento dos pontos acima descritos como elementos da dinâmica própria aos territórios de maioria afrodescendentes possibilitou o entendimento das desigualdades advindas de discriminação racial e suas determinações nos agravos à saúde. Reduziu a alienação relativa à discriminação racial, criou espaços para abordagem ao racismo como questão de sofrimento físico e mental e pode contribuir para a redução do Racismo Institucional.
Análise Crítica O trabalho foi possível em função de pontos facilitadores: Tratar-se de alunos em equipe multiprofissional (enfermeiros, psicólogos, terapeuta ocupacional, dentista, farmacêutico, assistente social) em momento de especialização buscando práticas coletivas de saúde. O serviço contar na época contar com profissionais engajados na Política de Humanização. Sabemos que a reprodução da experiência em unidades de ensino é prejudicada pelo Racismo Institucional.
Conclusões e/ou Recomendações Os trabalhos desenvolvidos pela Associação dos Pesquisadores Negros tais como o referencial teórico por nós utilizado, tem trazido valiosa contribuição para a organização equânime de práticas coletivas de saúde. A circulação destas contribuições e o investimento na inclusão de estudantes negros no meio acadêmico fazem parte da nossa atuação enquanto profissionais formadores de recursos humanos para a saúde brasileira.
|