Comunicações Orais Curtas

29/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC3f - Ambiente e Saúde 6

29102 - USINA HIDRELÉTRICA DE BELO MONTE E O PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DA MALÁRIA, DENGUE E LEISHMANIOSE NA POPULAÇÃO DE ALTAMIRA/PA.
ELIZABETE PIRES - UFPA, HILTON PEREIRA DA SILVA - UFPA, EDSON MARCOS LEAL SOARES RAMOS - UFPA


Apresentação/Introdução
A Usina Hidrelétrica de Belo Monte na região do Xingu, hoje a obra mais visada do país, traz consigo todos os ônus do “progresso”. As peculiaridades locais com doenças endêmicas e sistema de saúde deficiente na cidade de Altamira, dentro de uma nova realidade com as frentes migratórias, trouxe alterações significativas para a população local.


Objetivos
Estimar as prevalências de malária, dengue e leishmaniose tegumentar no período de 2010 a junho de 2017 no município de Altamira e saber se as condicionantes de saúde foram efetivadas.




Metodologia
Para análise dos dados coletados na secretaria de saúde de Altamira foi utilizada a distribuição temporal e espacial dessas doenças, utilizando-se como ferramenta a Análise de Séries Temporais.
Para realizar a abordagem qualitativa foi utilizado o método da pesquisa exploratória, com entrevistas realizadas em janeiro de 2015 e 2016.



Resultados
Em 2010 foram registrados 1.849 casos de Malária, em 2017 o número caiu para zero, e graças ao Plano de Ação para Controle da Malária (PACM). A Dengue teve 1.330 casos confirmados em 2010 e em junho de 2017 decaiu o número de casos para 17. A Leishmaniose tegumentar se manteve constante, apresentando, em 2010, 62 casos e em maio de 2017, 17 casos. A Dengue e a Leishmaniose tegumentar não tiveram ações de controle e monitoramento específicos como a Malária, que recebeu investimento financeiro para controle, sendo executadas apenas ações preventivas de rotina no município.



Conclusões/Considerações
A malária é considerada uma doença controlada em Altamira, porém precisa de continuidade nas ações de controle e monitoramento permanentementenos, apesar da Dengue ter redução em número de casos é uma doença considerada negligenciada junto à Leishmaniose, tanto pelas condicionantes de saúde propostas pelo empreendedor, como pela ausência de políticas públicas municipais e estaduais ou pela ineficiência dessas políticas.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360