Comunicações Orais Curtas

29/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC3f - Ambiente e Saúde 6

25225 - • EXPOSIÇÃO AMBIENTAL AO AMIANTO E RISCOS À SAÚDE: (DES)CONHECIMENTO DE GRADUANDOS DE ENFERMAGEM
MARCELA DE ABREU MONIZ - UFF, LÍDIA SANTOS SOARES - UFF, RAYARA MOZER DIAS - UFF, INGRID DA SILVA SOUZA - UFF, MAYARA ANNE DE FREITAS BAPTISTA - UFF, JOANA DE ANDRADE NOBRE FERRAZ - UFF, RAYSSA BRAVO DE OLIVEIRA VOLLMER - UFF, ANGÉLICA PINTO DA SILVA - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE CASIMIRO DE ABREU, ANA MARIA FLORENCO FERREIRA - UFF, LOURDES MARIA NUNES ALMEIDA - UFF


Apresentação/Introdução
A indústria do amianto é uma das que mais contribui para a produção da contaminação química ambiental e dos riscos de adoecimentos humanos. A invisibilidade social e o desconhecimento ainda do impacto da exposição ambiental ao amianto na saúde pública exige que sejam adotadas medidas educativas urgentes que elevem o conhecimento de profissionais de saúde sobre tal situação.


Objetivos
Este estudo objetivou identificar se há diferenças no nível de conhecimento de estudantes de enfermagem sobre a exposição ambiental ao amianto e seus riscos à saúde entre os diferentes anos da graduação.


Metodologia
Estudo transversal aplicado a 120 graduandos de enfermagem da Universidade Federal Fluminense, campus Rio das Ostras, Rio de Janeiro, distribuídos pelos seguintes anos do curso de graduação: 20% do primeiro; 24% do segundo; 24% do terceiro; 17% do quarto e 15% do quinto. Os questionários foram respondidos por meio de autopreenchimento. A análise estatística envolveu os testes qui-quadrado, exato de Fisher e ANOVA.


Resultados
A maioria (81,7%) dos participantes afirmou que a exposição ambiental ao amianto pode causar algum problema de saúde. A percepção entre os anos de graduação de enfermagem não diferiu significativamente. Quando se perguntou qual tipo de problema poderia ser causado, apenas 13% dos participantes responderam (1% informou pneumonia, 1% informou diarréia e 11% informaram câncer), porém, não houve evidências de diferenças na percepção dos participantes entre os anos de graduação.


Conclusões/Considerações
Os resultados mostram que há desconhecimento por grande parte dos estudantes de enfermagem sobre os riscos à saúde que são gerados pela exposição ambiental ao amianto e que o ano de graduação não foi um fator diferencial na percepção dos participantes. Evidencia-se a necessidade de se incluir metodologias de ensino e conteúdos referentes à toxicologia e à saúde pública na matriz curricular dos cursos da área da saúde, sobretudo da enfermagem.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360