Comunicações Orais Curtas

29/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC3f - Ambiente e Saúde 6

24915 - IMPACTOS SOCIOECONÔMICOS DEVIDO AO ROMPIMENTO DA BARRAGEM DE MARIANA-MG NOS MORADORES RESIDENTES EM TERRITÓRIOS DE COLATINA-ES.
LEONARDO PEDROSA RIGO - IFES, FELIE MORAIS ADDUM - IFES, MILENA RODRIGUES BORTOLOTTO - IFES


Apresentação/Introdução
Em razão do desastre de Mariana surgiram diversas problemáticas ambientais e socioeconômicas nos municípios pelo qual o Rio Doce passa. A degradação causada pela lama sugere uma grande mudança no estilo de vida dos habitantes que usufruem direta ou indiretamente do rio Doce. Visando entender as mudanças no âmbito socioeconômico foi realizada uma pesquisa qualitativa com a população local.


Objetivos
Identificar os possíveis impactos socioeconômicos dos moradores de Colatina-ES em decorrência do rompimento da barragem em Mariana-MG.


Metodologia
Trata-se de um estudo qualitativo de caráter exploratório no qual os informantes chaves para a pesquisa foram os usuários e os servidores das Unidades Básicas de Saúde da Família. O instrumento foi construído pelo grupo de pesquisa, aprovado pelo Comitê de Ética do Ifes, validado e aplicado. As respostas foram avaliadas segundo o método de análise de conteúdo de Bardin. Os territórios de estudo, Lacê, Centro e Ayrton Senna, foram escolhidos com base, principalmente, na interferência do Rio Doce no cotidiano da população.


Resultados
A primeira problemática emergiu da falta do abastecimento de água no período do desastre. Nessa etapa água mineral foi fornecida a população. Segundo os profissionais de saúde as filas ficavam imensas, a população deixava de ir trabalhar para buscar água. Ao restabelecer o fornecimento outro problema foi relatado, falta de credibilidade na água fornecida, fazendo com que cidadãos que tinham condições financeiras, comprassem água mineral. A população pesqueira relatou que perdeu sua fonte de renda, a Samarco forneceu como paliativo uma renda mensal aos moradores que conseguiram comprovar que foram diretamente afetados. Porém quem não conseguiu se mudou em busca de uma nova fonte de renda.


Conclusões/Considerações
A nova situação do Rio Doce coloca em xeque a qualidade da água fornecida pela concessionária, sendo alguns dos entrevistados ainda recorrem a compra de água mineral. A comunidade pesqueira perdeu sua principal fonte de renda buscando a sobrevivência em outros mercados ou migrando na procura de melhores oportunidades. Os entrevistados relatam uma comoção pela degradação do rio no qual em sua infância viam como fonte de lazer.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360