Comunicações Orais Curtas

29/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC3f - Ambiente e Saúde 6

22744 - ECOSAÚDE: TECNOLOGIA EDUCACIONAL EM SAÚDE AMBIENTAL COM GRADUANDOS DE ENFERMAGEM
MARCELA DE ABREU MONIZ - UFF, INGRID DA SILVA SOUZA - UFF, JOANA DE ANDRADE NOBRE FERRAZ - UFF, MAYARA ANNE DE FREITAS BAPTISTA - UFF, MAYARA PACHECO DA CONCEICAO BASTOS - UFF, YASMIM CAMPOS DOS SANTOS - UFF, RAILA NEUMANN PACHECO - UFF, BEATRIZ CABRAL LEDO - UFF, LAYLA CORREA LINHARES - UFF, LARISSA QUEIROZ MARQUES DA CUNHA - UFF


Apresentação/Introdução
Os cursos superiores das ciências da saúde ainda proporcionam poucas oportunidades de discussão sobre as relações existentes entre as questões socioambientais e de saúde e os estudantes e profissionais formados não vêm demonstrando competências para o enfrentamento e o gerenciamento de riscos em saúde ambiental.


Objetivos
Descrever a percepção de graduandos de enfermagem por meio da aplicação de uma tecnologia educacional em saúde ambiental.


Metodologia
Esse estudo participante foi conduzido com o emprego da técnica worldcafé. A tecnologia educacional intitulada ECOSAÚDE foi aplicada a 09 participantes em agosto de 2017. Os participantes eram graduandos que estavam cursando a disciplina Enfermagem em Saúde Pública e Meio Ambiente no segundo semestre letivo do curso de Enfermagem do campus Rio das Ostras da Universidade Federal Fluminense. Os dados receberam tratamento de análise de conteúdo.


Resultados
Os resultados sugerem que os graduandos apresentaram conhecimento insuficiente sobre as relações existentes entre saneamento e saúde. Apenas dois participantes mencionaram o risco de doenças crônicas como possíveis impactos decorrentes da exposição aos agrotóxicos e metais pesados presentes na água e no solo. Não foi citado o risco de intoxicações agudas e câncer. Os participantes desconheciam a drenagem de águas pluviais como quesito do saneamento e, portanto, não relacionaram o problema das enchentes ao risco de doenças como leptospirose e arboviroses. Os participantes perceberam que a pequena cobertura dos serviços de saneamento grandes impactos negativos à saúde pública.


Conclusões/Considerações
Os resultados de percepção inadequada dos graduandos de enfermagem sobre a relação saneamento-saúde revelam uma formação dedicada ainda ao modelo hegemônico biomédico. Depreende-se que processos comunicativos em saúde ambiental no contexto formativo devam incluir metodologias problematizadoras visando fomentar a motivação e a aplicabilidade de conhecimentos do aluno neste campo para a promoção da sustentabilidade e da saúde coletiva.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360