Comunicações Orais Curtas

29/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC3f - Ambiente e Saúde 6

22646 - ESTUDO DA RELAÇÃO ENTRE OS SINTOMAS DA DENGUE E AS PRECIPITAÇÕES PLUVIOMÉTRICAS MÉDIAS DE 2001 A 2012 EM BOA VISTA
LUANA DE MIRANDA - UFRR, ADRIANO AUGUSTO DE MIRANDA - PUCPR


Apresentação/Introdução
A dengue é uma doença causada por um vírus de RNA o qual é transmitido principalmente pelo Aedes aegypti e pelo Aedes albopictus. Essa doença é endêmica em mais de 125 países, infecta até 50 milhões de pessoas ao ano, apresenta pico nas épocas de chuva, característica necessária para a continuidade do ciclo da doença.


Objetivos
Objetivo geral é identificar a relação entre nível de precipitação e dengue.Os específicos são: quantificar os níveis pluviométricos como fator saúde doença; analisar a incidência de dengue na cidade de Boa Vista no período de 10 anos


Metodologia
Coletou-se dados referentes aos anos de 2001 a 2012 no Sistema de Informações de Agravos e Notificação e na Agência Nacional de Águas ( ANA).
Assim, determinaram-se os valores médios e o desvio médio dos sintomas de dengue e chuvas mensais com o intuito de eliminar valores extremos. Dessa forma, observou-se uma relação exponencial entre os valores acumulados de suspeita de dengue e precipitação mensal, nos intervalos médios históricos, no período de estudo.





Resultados
Primeiramente, realizou-se uma distribuição gráfica que mostrou a relação logarítmica entre o acumulado de sintomas totais de dengue com a quantidade de chuva do mês anterior. Na nova análise, foram excluídos os valores que estão fora dos limites médios históricos do intervalo. Devido a isso ocorreu uma relação exponencial entre os valores acumulados de suspeita de dengue e precipitação mensal, nos intervalos médios históricos, no período de estudo.



Conclusões/Considerações
A análise do somatório de dados médio de dengue relacionando com o somatório de chuva, no intervalo e desvio médio, atende a uma distribuição exponencial. Conclui-se assim que uma grande quantidade de chuvas em um determinado mês poderá resultar em um surto da dengue em mês subsequente. Dessa forma, deve-se ser previsto ações a fim de melhor agirem no combate e prevenção da dengue.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360