28/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC3d - Ambiente e Saúde 5 |
28519 - COMPETÊNCIAS EM PROMOÇÃO DA SAÚDE PARA REALIZAÇÃO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PELOS AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE KELLY FERNANDA SILVA SANTANA - UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI, MARIA DO SOCORRO VIEIRA LOPES - URCA, LUCAS DIAS SOARES MACHADO - URCA, RHAVENA MARIA GOMES SOUSA ROCHA - URCA, ITALA KEANE RODRIGUES DIAS - URCA, MARIA DAYANNE LUNA LUCCETTI - URCA
Apresentação/Introdução O trabalho da atenção primária à saúde tem seu foco nas ações educativas de promoção da saúde e prevenção de doença, nesse sentido a educação ambiental se configura como uma ferramenta estratégica para abordagem socioambiental, buscando alternativas para a resolução dos problemas vivenciados pela comunidade em questão, tanto sociais como ambientais.
Objetivos Objetiva-se compreender as práticas de educação ambiental realizadas pelos Agentes Comunitários de Saúde
Metodologia Estudo descritivo, com abordagem qualitativa, realizado com dezesseis agentes comunitários de saúde do município de Crato-Ceará, Brasil. Utilizou-se a entrevista semiestruturada para a coleta dos dados. Os dados obtidos através das dezesseis entrevistas foram organizados a partir do método de análise lexical no software ALCESTE, revelando a distribuição dos conteúdos em três classes. Foi adotado o referencial teórico-metodológico Developing Competencies and Profissional Standards for Health Promotion Capacity Building in Europe (CompHP) que agrupa um conjunto de competências necessárias para desenvolver ações eficazes em promoção da saúde.
Resultados Classe 1(Atividades de Educação Ambiental na comunidade):expressa como as atividades de EA são realizadas através de palestras, educação domiciliar e escolar, utilizando temas pontuais. Os domínios do CompHP identificados foram Parceria, Possibilitar mudanças, Comunicação e Liderança. Classe 2 (A interdisciplinaridade no contexto ambiental):representa a desarticulação do trabalho realizado pela equipe da ESF. Os domínios do manifestados foram: Parceria, Planejamento e Diagnóstico. Classe 3(Rede de apoio à Educação Ambiental):esta classe revela a necessidade de fortalecimento das parcerias com setores ligados à questão ambiental. O domínio manisfestado nesta classe foi parceria.
Conclusões/Considerações É preciso reestruturar as ações educativas de saúde ambiental com vistas na transformação das atividades como veículos de construção de saberes e não de transmissão. Nesse sentido, essa pesquisa evidencia que as competências de promoção da saúde necessitam de discussão efetiva para apropriação e consequente incorporação de práticas que contemple as competências do compHP.
|