28/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC3d - Ambiente e Saúde 5 |
26661 - ANÁLISE SITUACIONAL DO ABASTECIMENTO DE ÁGUA NOS DOMICÍLIOS DOS BAIRROS ESTÂNCIA BIQUINE E SETOR BAHIA SUL NA CIDADE DE TEIXEIRA DE FREITAS-BA JADSON SILVA HOMBRE - FISCAL DA VIGILÂNCIA SANITÁRIA DE TEIXEIRA DE FREIAS - BA, ATHIZA OLIVEIRA DOS ANJOS - GRADUADA EM LETRAS VERNÁCULAS - UNEB / GRADUADA EM PEDAGOGIA (UNOPAR)
Apresentação/Introdução A cidade de Teixeira de Freitas não dispõe de sistema abastecimento de água que atenda a todas regiões do município. Os bairros Estância Biquíne e Setor Bahia Sul, são localidades em que os resíduos são despejados em fossas rústicas, ao mesmo que água utilizada para as tarefas diárias são retiradas de poços (cisternas). A falta de saneamento representa risco à potabilidade das águas subterrâneas.
Objetivos Analisar o perfil de consumo, a característica e origem da água consumida nos domicílios dos bairros Estância Biquine e Setor Bahia Sul na cidade de Teixeira de Freitas-BA.
Metodologia Foi realizada uma pesquisa por meio de formulários online (Google forms) contendo 14 perguntas objetivas, respondidos por moradores da região estudada. A pesquisa foi realizada no período de entre novembro e dezembro de 2016, obtendo-se um total de 104 formulários respondidos. Algumas das variáveis avaliadas para o presente estudo foram as seguintes: origem da água utilizada nas residências; tempo uso do poço e profundidade; finalidade de uso dessa água; se usa fossa, distancia entre o poço e a fossa; se já foi realizado algum tratamento dessa água. E ainda, qual a periodicidade da limpeza do poço ou caixa d’água; se ocorreu à escassez em algum período (Pasqualetto et al, 2006)
Resultados Quanto à origem da água dos domicílios, 90,4% responderem que utilizam poço, 7,7% poço artesiano. Em relação à distância entre o poço e a fossa em suas residências, 31,1% dos entrevistados responderam ser de 6 a 10 metros, para 26,2% das residências essa distancia é de 16 a 20 metros, em 22,3% dos domicílios a distância é de 11 a 15 metros, em 15,5% a distancia é 21 a 25 metros e 4,9% não souberam informar. Cerca de 81,7% dos entrevistados não realizam qualquer tipo de tratamento e apenas 18,3% relataram a realização de tratamento para a água utilizada. Em 92,3% das residências o nível de água disponível nos poços diminuiu, somente 7,7% relataram não perceber essa diminuição.
Conclusões/Considerações Os resultados retratam a problemática vivenciada pelos moradores dessas duas regiões, demonstrando a necessidade da implantação de um sistema de coleta e tratamento de esgoto doméstico e a implantação de sistema de abastecimento de água. A disponibilidade de água com qualidade são fatores determinantes para a promoção da saúde, contaminação ou indisponibilidade desse recurso pode gerar doenças, interferindo na qualidade de vida da população.
|