28/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC3d - Ambiente e Saúde 5 |
23344 - A SAÚDE DE CATADORES/CATADORAS DE MATERIAIS RECICLÁVEIS: DO CONTEXTO DE VIDA AO ENFRENTAMENTO DO COTIDIANO JOAQUIM PEDRO RIBEIRO VASCONCELOS - UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA, IZABEL BRUNO BACELLAR ZANETI - UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA, SÍLVIA MARIA FERREIRA GUIMARÃES - UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA
Apresentação/Introdução O crescimento da classe trabalhadora de catadoras de materiais recicláveis associadas faz com que exista uma necessidade de atenção governamental para construção de políticas públicas em saúde que as contemplem em suas necessidades relacionadas ao cotidiano de vida, trabalho e saúde. Este estudo foi realizado em uma associação de catadoras da região administrativa de Ceilândia no Distrito Federal.
Objetivos Compreender as práticas de busca pelo cuidado de catadores de materiais recicláveis no enfrentamento de seus problemas cotidianos relacionados à vida e saúde, levantando as suas concepções e práticas populares de cuidado.
Metodologia Trata-se de um estudo qualitativo, em que foi adotada a abordagem etnográfica. Essa metodologia trabalha com os sujeitos e o seu modo de atuação em determinado contexto social, nessa pesquisa a realidade de vida das catadoras, sendo valorizados os significados das participantes ao cuidado em saúde. Os instrumentos utilizados para compreensão do grupo foram: entrevistas semiestruturadas, observação participante, conversas informais e anotações no diário de campo. Por fim, respeitando as questões éticas, o projeto possui aprovação no Comitê de Ética em Pesquisa do Instituto de Ciências Humanas da Universidade de Brasília, fazendo parte de um projeto maior de terapeutas populares em saúde.
Resultados As catadoras entrevistadas vivenciam contextos sociais complexos quanto à situação de trabalho e vida, em que se encontram expostas a situações que prejudicam à saúde e que estão relacionadas à posição socioeconômica que ocupam na sociedade, destacando-se a violência sofrida pelos companheiros; as experiências negativas relacionadas ao parto e ao período da gravidez; e à necessidade da inserção no mercado de trabalho precoce para ajudar no sustento dos familiares ou no próprio. O estudo problematizou a ideia que com este cenário de vida, as catadoras produzem as suas próprias tecnologias alternativas de enfrentamento do cotidiano.
Conclusões/Considerações A situação de saúde das catadoras de materiais recicláveis é precária, principalmente quando analisado seus determinantes sociais. A realidade demonstra que a condição de trabalho e vida exercem influências negativas na saúde desses sujeitos, assim os próprios indivíduos produzem suas estratégias para enfrentamento dos problemas cotidianos, destacando o uso de terapias populares de cuidado acessíveis, a rede social e as práticas religiosas.
|