28/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC3d - Ambiente e Saúde 5 |
21233 - EDUCAÇÃO AMBIENTAL: PRÁTICAS PARTICIPATIVAS PARA O EMPODERAMENTO DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE DA FAMÍLIA JOANA DE ANDRADE NOBRE FERRAZ - UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE/CAMPUS RIO DAS OSTRAS, MARCELA DE ABREU MONIZ - UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE/CAMPUS RIO DAS OSTRAS, BEATRIZ CABRAL LEDO - UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE/CAMPUS RIO DAS OSTRAS, KARIM DO VAL ALONSO. - UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE/CAMPUS RIO DAS OSTRAS, LARISSA QUEIROZ MARQUES DA CUNHA - UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE/CAMPUS RIO DAS OSTRAS, LUANDA DE MOURA MENDES - UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE/CAMPUS RIO DAS OSTRAS, MAYARA PACHECO DA CONCEIÇÃO BASTOS - UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE/CAMPUS RIO DAS OSTRAS, RAILA NEUMANN PACHECO - UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE/CAMPUS RIO DAS OSTRAS, THAYNÁ DE OLIVEIRA MOREIRA - UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE/CAMPUS RIO DAS OSTRAS, YASMIN CAMPOS DOS SANTOS - UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE/CAMPUS RIO DAS OSTRAS
Apresentação/Introdução Os seres humanos são responsáveis pelos danos a natureza e os efeitos deste processo se convertem em deterioração e insustentabilidade das condições de saúde e vida humana, urgindo a reflexão acerca do bem-estar ecológico e humano. Assim, novas abordagens teórico-metodológicas de ensino nos espaços acadêmicos e dos profissionais da saúde se fazem necessários para a compreensão e gestão de problemas ambientais.
Objetivos Identificar o nível de conhecimento sobre questões socioambientais e de saúde de profissionais de Unidades de Saúde da Família do município de Casimiro de Abreu, Rio de Janeiro por meio da aplicação da investigação-ação participativa em saúde ambiental.
Metodologia Pesquisa qualitativa com a utilização da investigação-ação participativa por meio da aplicação da técnica de grupo focal com 14 profissionais de duas Unidades de Saúde da Família (Barra de São João e Rio Dourado) do município de Casimiro de Abreu, Rio de Janeiro durante os meses de maio à novembro do ano de 2017. Os dados receberam tratamento de análise de conteúdo. Esse estudo é parte do projeto de pesquisa Educação Ambiental e Enfermagem: caminho para a ética, a sustentabilidade e a promoção da saúde, que foi é aprovado pelo Comitê de ética em pesquisa da Universidade Federal Fluminenese (UFF) sob o parecer Número 1.934.809 em 14 de fevereiro de 2017.
Resultados Nas comunidades estudadas o saneamento básico inadequado foi a causa dos problemas ambientais e de saúde. Os fatores ambientais condicionantes foram a escassez e contaminação de aquíferos, solo, rios e mananciais; dispersão de poluentes atmosféricos e queima de biomassa. Sobre o estado de saúde ambiental foi percebida a redução da disponibilidade hídrica, o risco elevado de doenças infecto parasitárias, neoplasias, doenças respiratórias. O risco de doenças infecciosas por ausência de drenagem de águas pluviais não foi percebido nas comunidades. Demonstrou-se percepções reducionistas sobre os determinantes socioambientais e ações limitadas de educação ambiental com as comunidades envolvidas.
Conclusões/Considerações A ausência de ações de vigilância e representatividade dos profissionais de saúde e dos líderes comunitários em espaços decisórios sobre questões ambientais locais vêm demonstrando que são necessárias ações educativas de cunho permanente com os profissionais de saúde da família e que propiciem a criação de espaços para aprendizagem, atualização de conhecimentos e empoderamento para a realização de práticas coletivas e ecológicas que impactem na saúde pública.
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