Comunicações Orais Curtas

27/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC3b - Ambiente e Saúde 4

24615 - EXPOSIÇÃO A AGROTÓXICOS POTENCIALMENTE ASSOCIADA AO RISCO DE CÂNCER
JÉSSICA CRISTINA RUTHS - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ, MARIA LÚCIA FRIZON RIZZOTTO - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ, GICELLE GALVAN MACHINESKI - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ, FRANCIELLE BRUSTOLIN DE LIMA SIMCH - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ, MAURÍCIO BEDIN DOS SANTOS - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


Apresentação/Introdução
Os agrotóxicos repercutem na saúde humana devido a sua toxicidade intrínseca, produzindo efeitos que variam conforme o princípio ativo, a dose absorvida e a forma de exposição. Entre os vários efeitos destas substâncias destaca-se a possível relação com a ocorrência de câncer.


Objetivos
Analisar a possível associação entre exposição a agrotóxicos e a ocorrência de câncer nas populações dos municípios de Anahy e Vera Cruz do Oeste, Paraná.


Metodologia
Estudo de campo, de natureza exploratória e descritiva e de abordagem quantitativa e qualitativa. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados um roteiro de entrevista semiestruturado, com indivíduos que têm ou tiveram câncer e foram expostos a agrotóxicos em algum momento da vida pregressa. A coleta de dados se deu no período de outubro de 2016 a abril de 2017. Os dados quantitativos foram analisados com base na estatística descritiva, através do Software Microsoft Excel, enquanto os qualitativos foram submetidos à Análise de Conteúdo do tipo Temática.


Resultados
Os resultados mostraram que 46,88% dos indivíduos que têm ou tiveram câncer em Anahy e 32% em Vera Cruz do Oeste foram expostos aos agrotóxicos previamente ao diagnóstico do câncer. Houve predomínio de indivíduos idosos, agricultores e com baixa escolaridade. 100% dos casos a exposição se deu através da agricultura e da contaminação ambiental. As principais atividades realizadas foram a colheita, o plantio, o ato de carpir e a aplicação de agrotóxicos. A temporalidade foi expressiva, 56,42% da população esteve exposta por mais de 30 anos. Identificou-se contato com 19 fórmulas de agrotóxicos, destas, 47,36% não possuem liberação de uso. Houve prevalência de cânceres de pele, próstata e mama.


Conclusões/Considerações
Apesar das limitações inerentes ao estudo quanto ao estabelecimento de relações de causa-efeito pode-se dizer, levando em consideração os critérios de plausibilidade biológica, temporalidade e consistência que a associação entre a exposição a agrotóxicos e a ocorrência do câncer não pode ser descartada.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360