27/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC3b - Ambiente e Saúde 4 |
23133 - DESENVOLVIMENTO E VALIDAÇÃO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL SOBRE RISCOS AMBIENTAIS E DA INFECÇÃO PELO VÍRUS ZIKA E DA DENGUE VICTÓRIA DE FREITAS PEREIRA - UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE/ CAMPUS RIO DAS OSTRAS, MARCELA DE ABREU MONIZ - UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE/ CAMPUS RIO DAS OSTRAS, MIRIELLEN BUENO DA SILVA - UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE/ CAMPUS RIO DAS OSTRAS, SANDRO HENRIQUE MIRANDA GONÇALVES RIBEIRO - UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE/ CAMPUS RIO DAS OSTRAS, LAÍZ TROCADO SOBRAL DE SOUZA - UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE/ CAMPUS RIO DAS OSTRAS, ROSENIR MIRANDA DE OLIVEIRA - UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE/ CAMPUS RIO DAS OSTRAS, ANGÉLICA PINTO DA SILVA - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE CASIMIRO DE ABREU, GLÓRIA MARIA DE OLIVEIRA MAGALHÃES - ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA DE RIO DOURADO/ MUNICÍPIO DE CASIMIRO DE ABREU, TIELLY DA SILVA SANTOS BARROS - ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA DE SANTA TEREZINHA/ MUNICÍPIO DE CASIMIRO DE ABREU
Apresentação/Introdução O cenário brasileiro ainda carece de propostas científicas inovadoras que valorizem e estimulem o compromisso e o engajamento de diferentes atores sociais em ações de vigilância e controle social de determinantes ambientais da saúde e de situações de surtos e epidemias de doenças como a infecção pelo vírus Zika e da dengue.
Objetivos O objetivo desse estudo foi desenvolver e validar uma tecnologia educacional sobre prevenção e vigilância de casos de infecção pelo vírus Zika e da dengue em um município da região da baixada litorânea do Estado do Rio de Janeiro.
Metodologia De abordagem participativa, a pesquisa-ação empregou as técnicas de fotovoz, World Café e aplicação de questionário para validação da tecnologia. Participaram 09 moradores e 19 profissionais de saúde das Unidades de Saúde da Família Santa Terezinha e Rio Dourado do município de Casimiro de Abreu, Rio de Janeiro. Os dados quantitativos foram tabulados e analisados para estatísticas descritivas pelo programa SPSS, versão 21. Para os dados qualitativos, foi aplicada a técnica de análise temática de conteúdo. A amostra de sujeitos foi composta por 26 participantes. A tecnologia foi intitulada “Dinâmicas e conversas sobre o vírus Zika e da Dengue”.
Resultados Todos os participantes informaram que a tecnologia está adequada para ser usada no cotidiano e que atendeu aos objetivos do público-alvo. Em relação à organização, 17 participantes informaram que o processo foi adequadamente explicado, o título era atraente e o material e ilustrações estavam adequados. Quanto à motivação, grande parte (20) dos participantes respondeu que o processo educativo foi capaz de causar impacto e interesse sobre os temas abordados. Assim, os resultados apontam usabilidade da tecnologia e boa capacidade de gerar interação e motivação para aprendizagem sobre os riscos ambientais e os impactos da infecção pelo vírus Zika e da
Dengue à saúde pública.
Conclusões/Considerações A tecnologia educacional desenvolvida e validada proporcionou um processo inovador de educação popular e permanente em saúde ambiental relacionado à infecção pelo vírus Zika e da dengue. Os resultados deste estudo pretendem fornecer subsídios para a melhoria e efetividade das ações locais integradas de vigilância em saúde sobre a situação de controle de casos destas morbidades.
|